MAPA – BIO – AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO CLÍNICO – 53_2024
Período:15/07/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:3,50
Gabarito:Gabarito não está liberado!
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
MAPA DE AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO CLÍNICO

Estudante, seja bem-vindo à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO CLÍNICO.

Instruções iniciais:
1. UTILIZE o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em “MATERIAL DA DISCIPLINA” (coluna direita do seu Studeo). Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
2. Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que estará na “Sala do Café”.

ETAPA 1

As Neoplasias Mieloproliferativas constituem um grupo de doenças clonais de células progenitoras hematológicas que afetam uma ou mais linhagens mieloides. Algumas doenças pertencentes a esse grupo são caracterizadas por leucocitose devido a proliferação de granulócitos em todos os estágios de maturação.

Fonte: https://www.htct.com.br/pt-pdf-S2531137919300343. Acesso em: 13 jun. 2024.

TANA, F. D. L. Avaliação e diagnóstico clínico. [s.l: s.n.], 2024.

Sendo assim, analise o seguinte caso:

Caso 1 – Paciente 59 anos com queixa de dores articulares, enxaqueca e desconforto abdominal. O médico solicitou hemograma com o seguinte resultado:

Hemácias: 5,02 x 10¹², Hemoglobina:10,8 g/dL, Hematócrito: 45%, VCM: 89 fl,
HCM: 30 pg, CHCM: 34 g/dL, Leucócitos: 97.000, Plaquetas: 532.000.

Ao realizar a extensão sanguínea o biomédico se deparou com a seguinte imagem:

Figura 1 – Caso 1
Fonte: o autor.

1.a)  CITE o nome das células identificadas com os códigos: 063, 064, 067, 068 na Figura 1.
1.b)  A contagem diferencial do hemograma revelou o seguinte:

Mieloblastos: 3%, Promielócitos: 8%, Mielócitos: 16%, Metamielócitos:7%, Bastonetes: 27%, Segmentados: 38%, Linfócitos: 3%. INDIQUE qual o provável diagnóstico do caso 1 e em seguida, DESCREVA as características da doença.

ETAPA 2

A poiquilocitose ou pecilocitose refere-se à presença de hemácias de formas anormais no sangue, são achados frequentes na rotina laboratorial. Veja as Figuras 2 e 3 e respontas as questões:


Figura 2
Fonte: o autor.


Figura 3
Fonte: o autor.

2.a) IDENTIFIQUE as alterações morfológicas, indicadas pelas setas, das hemácias 1 e 2 presentes nas figuras 2 e 3. Nesta questão, as alterações inclusivas e cromáticas são irrelevantes.

ETAPA 3

Algumas alterações são patognomônicas de algumas doenças, sendo esses achados indicadores de alguma doença e/ou alterações, como analistas é importante conhecer e reconhecer na prática clínica tais alterações, sendo assim, analise a Figura 4 e resposta às questões a seguir:


Figura 4
Fonte: o autor.

3.a) IDENTIFIQUE qual a alteração presente na figura 4 e APONTE o que pode-se reconhecer sobre a identificação dessa alteração em lâmina.


AVISO IMPORTANTE
Obs: para ajudá-los nesse processo de identificação de esfregaços, orientamos acessar os links abaixo e o nosso LABORATÓRIOS -> LABORATÓRIO VIRTUAL -> HEMATOLOGIA CLÍNICA  disponível na coluna à esquerda do seu studeo.

– Biomedicina Padrão: https://www.biomedicinapadrao.com.br/2012/01/alteracao-morfologica-das-hemacias.html (copie e cole o link no seu navegador.

– Atlas de Hematologia da Universidade Federal de Goiás (série vermelha e branca): https://hematologia.farmacia.ufg.br/p/6502-eritrocitos (copie e cole o link no seu navegador).


ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado:

O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desse Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito.
SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO (arquivo único). SE VOCÊ TIROU FOTOS, SE TEM OUTROS TIPOS DE REGISTROS PARA ANEXAR, INSIRA TODAS AS INFORMAÇÕES DENTRO DO MODELO DE MAPA.

Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.

Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades (clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplo: MAPA_avaliacaoediagnostico_PedroSilva.pdf.

ALTERNATIVAS
Nenhum arquivo enviado.
Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato