43 9 84869985

43 9 84869985

MAPA – BIO – PARASITOLOGIA CLÍNICA – 52_2024

MAPA DE PARASITOLOGIA CLÍNICA
CARO ESTUDANTE!
Seja bem-vindo (a) à atividade de M.A.P.A. (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Parasitologia Clínica.

Instruções iniciais:
1-  Utilize o modelo de resposta padrão do M.A.P.A. padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”. Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
2-  Assista ao vídeo com as instruções para a realização do M.A.P.A., que estará na “Sala do Café”.

CONTEXTUALIZAÇÃO
“(…) Anualmente em 22 de março, celebramos o Dia Mundial Da Água, essa data tem como foco chamar a atenção para a importância da água doce potável e defender a gestão sustentável deste “bem vital e comum da humanidade” (…)” (Onu, 2024, on-line).

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2024/03/1829481. Acesso em: 26 abr. 2024.
Uma vez que muitas comunidades são vulneráveis não tendo acesso água potável ou saneamento básico isso permite que disseminação de patógenos por veiculação hídrica afete diretamente esses indivíduos. As parasitoses intestinais são transmitidas por via fecal-oral, muitas vezes essa contaminação ocorre pelo consumo de alimentos mal higienizados ou mal cozidos e por água contaminada com fezes, animal ou humana, infectadas por parasitos (helmintos e protozoários intestinais).
Um dos maiores surtos já registrados até o momento, no Brasil e no Mundo, foi o surto de toxoplasmose, em 2018, no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Segundo Ministério da Saúde foram notificados 2.235 casos, deste 902 foram confirmados para a doença. Destes, 135 eram gestantes, dentre os quais três evoluíram para óbitos fetais, 9 abortos e 28 casos de bebê com toxoplasmose congênita. Durante o inquérito epidemiológico foi confirmado que o protozoário que causou o surto foi encontrado na água de um reservatório que a distribuía para toda a cidade de Santa Maria, o que corrobora com a veiculação hídrica da doenças (Flores, 2020; Minuzzi, 2020).

Fontes: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/255675; https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/21292/TES_PPGMV_2020_MINUZZI_CAMILA.pdf?sequence=1. Acesso em: 26 abr. 2024.

 

PARA REFLETIR (não precisa responder no formulário):
Diante desse relato, por que o diagnóstico da toxoplasmose é tão importante no paciente? Por que os bebês foram os mais afetados? Qual é importância no ciclo de transmissão desse parasito e a relação com a ingestão de água?

ENTÃO, O QUE DEVO FAZER NESTA ATIVIDADE?
Imagine você é um profissional da saúde que participou desse inquérito epidemiológico e irá realizar uma palestra sobre toxoplasmose para sua comunidade, e para isso é necessário montar uma apresentação no powerpoint. E o roteiro dessa apresentação está descrito abaixo:

Considerações:

– Faça a apresentação de forma concisa, objetiva, interativa e clara (não apenas textos).
– Utilize da sua criatividade na elaboração dos slides.
– Utilize o Power Point (conforme o Modelo de Resposta) e somente após finalizar salve em PDF para o envio em anexo.
– Não esqueça de referenciar as imagens que utilizar para ilustrar.
– A apresentação deverá ser feita em 10 slides conforme o Modelo de Resposta Padrão disponbilizado em Material da Disciplina.

Questões a serem respondidas na sua apresentação:

1. O QUE é toxoplasmose? E QUAL o agente etiológico?
2. EXPLIQUE, de forma breve e objetiva o CICLO BIOLÓGICO do protozoário (incluir imagem do ciclo).
3. QUAIS são as formas de transmissão?
4. QUAIS são as manifestações clínicas?
5. QUAIS as complicações da toxoplasmose?
6. QUAIS os métodos de diagnóstico laboratorial?
7. QUAL o tratamento para toxoplasmose?
8. CITE as medidas profiláticas para toxoplasmose.
9. REFERÊNCIAS

Bom trabalho!

Indicações de fontes extras para pesquisa que poderão auxiliá-lo(a) na elaboração da atividade (estão disponíveis em sua Biblioteca):
REY, Luís. Bases da parasitologia médica. 3. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 2009.
REY, Luís. Parasitologia. 4. ed. Grupo GEN, 2008.
FEREIRA, Marcelo U. Parasitologia Contemporânea. 2. ed. Grupo GEN, 2020.
ZEIBIG, Elizabeth. Parasitologia Clínica: uma abordagem Clínico-Laboratorial. 2 ed. [S.l.]: Grupo GEN, 2014.
NEVES, D. P. et al. Parasitologia humana. 14. ed. [S.l.]: Atheneu, 2022.

ALGUMAS ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado:
O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “M.A.P.A.” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito.
SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça tudo com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.

Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir
abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades.
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex: MAPA_Parsitologiaclínica_PedroGome.pdf.

Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade, ou arrastar o arquivo até ela;
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato