MAPA – FAR – FARMÁCIA HOMEOPÁTICA E TERAPIAS COMPLEMENTARES – 54_2024
Período:23/09/2024 08:00 a 24/11/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:3,50
Gabarito:Gabarito não está liberado!
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
MAPA DE HOMEOPATIA

Estudante, seja bem-vindo à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Homeopatia.

Instruções iniciais
– Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”. Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
– Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que foi disponibilizado na “Sala do Café”.
 
CONTEXTUALIZAÇÃO
Quando começou a preparar os medicamentos homeopáticos, Hahnemann fazia uso de plantas e animais macerando-os. As drogas ou fármacos de origem mineral eram solubilizadas em álcool, ou água.
No entanto, existem substâncias insolúveis em água ou água-álcool, por exemplo, os metais, Lycopodium (esporos); Petroleum, Calcarea carbonica (carbonato de calcio); Baryta carbonica (carbonato de bário); entre outros; que se tornaram importantes medicamentos, mas que não eram aproveitados devido à sua insolubilidade.
Em 1818, após triturar o Aurum metallicum (ouro), Hahnemann adota a trituração como método de escolha para o preparo inicial dos medicamentos. Ele percebe, entre outras vantagens, a propriedade que a trituração tem de tornar solúvel qualquer substância levada ao terceiro grau de trituração (milionésima diluição, C3).
Analisando a obra de Hahnemann, Friedrich Dellmour, aponta outros pontos nas quais a trituração é superior às tinturas-mãe e soluções:

– Método mais uniforme;
– Ação mais potente:
A evolução do poder medicamentoso é mais completa. O método é mais simples, poderoso e uniforme. A substância ganha mais potência e desenvolvimento (observações feitas com as próprias palavras de Hahnemann).
Segundo Dellmour, isso ocorre devido à substância medicamentosa e ao veículo serem submetidos a fatores energéticos e mecânicos mais intensivos.
– Preservação dos constituintes naturais:
Na trituração todos os constituintes medicinais da planta fresca são incorporados à lactose. Nas tinturas-mãe, os constituintes insolúveis na mistura etanol-água são excluídos.
– Conservação dos constituintes:
Existe uma durabilidade quase sem limites dos medicamentos obtidos por trituração. Por outro lado, na trituração com lactose, a secura do veículo e o processo mecânico de trituração causam rápida separação dos constituintes, impedindo interações. A degradação química é reduzida a um mínimo e a estabilidade dos constituintes individuais preservada.
 
Fontes:
DELLMOUR, F. A importância da trituração C3 no preparo dos medicamentos homeopáticos. Revista de Homeopatia APH. [s. l.], v. 59, n. 2, 1994. 
DUTRA, V. C. Farmacotécnica homeopática. Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. 2011. 

FARMACOPEIA HOMEOPÁTICA BRASILEIRA. 3ª ed. São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.anvisa.gov.br/hotsite/farmacopeiabrasileira/conteudo/3a_edicao.pdf. Acesso em: 06 set. 2024.
FORMULÁRIO HOMEOPÁTICO. 2ª ed. Brasília, 2019. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br. Acesso em: 06 set. 2024.
HAHNEMANN, S. Doenças Crônicas: Tradução da 2ª edição alemã para o português. S. Paulo: G.E.H Benoit Mure, ed. 6, 2010.
HAHNEMANN, S. Organon Da Arte De Curar. Tradução para o Português da 6ª Ed. alemã. S. Paulo: G.E.H Benoit Mure, 2007.


O QUE DEVE SER FEITO NESTA ATIVIDADE?
Considere que você seja o farmacêutico homeopata responsável da farmácia homeopática a qual Maria Chamomilla levou a prescrição abaixo para ser manipulada. Você deve realizar a manipulação desta medicação. Para isto, é necessário que seja feita uma pesquisa prévia na Farmacopeia Homeopática Brasileira 3ª edição. Você pode acessar este material pelo link: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/daf/pnpmf/ppnpmf/arquivos/2022/farmacopeia-homeopatica-brasileira-3a-edicao.pdf/view ou pegar o arquivo PDF em materiais da disciplina.


Figura 1 – Figura adaptada pela autora de um exemplo de uma prescrição médica de medicamento homeopático líquido
Fonte: o autor.
 
 
DESENVOLVENDO O TRABALHO
 
Com base nas informações fornecidas até aqui, responda às questões a seguir:
 
1) Quais os sinônimos homeopáticos e o nome químico do medicamento prescrito Magnesia carbônica? Qual sua solubilidade em água/álcool?

2) De acordo com esta solubilidade, cite o método e descreva o processo utilizado para preparação desta forma farmacêutica prescrita (derivada).

3) Considerando-se que a quantidade de insumo ativo carbonato de magnésio é 0,1g. Qual insumo inerte e qual a quantidade dele que deveria ser utilizada? Explique.

4) Descreva a técnica passo a passo para a obtenção da magnésia carbônica 1CH (matriz 1CH) incluindo e considerando em todas as etapas as quantidades de insumo ativo e insumo inerte fornecidos e obtidos nas questões acima. 

5) Para solubilização do triturado (3CH), considerando que será utilizado 0,1g magnésia carbônica 3CH triturada e o volume final da solução 10 mL, quais as quantidades de água purificada e etanol a 96% deverão ser utilizados para obtenção da magnésia carbônica 4CH após as 100 sucussões?

6) Para obtenção do medicamento a ser dispensado:
Magnesia carbonica 5CH………………………….XX/ 30 mL. Como não está especificado na receita o grau alcoólico do álcool a ser utilizado deve ser de 30%. Desta maneira, quantas gotas de magnésia carbônica 4CH devem ser acrescentados aos 30 mL prescritos deste insumo inerte?
 

ORIENTAÇÕES FINAIS
– Ao finalizar o trabalho, salve o arquivo em PDF e verifique se aparece a extensão .pdf no nome do arquivo.
– Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex: MAPA_Homeopatia_Jose.pdf
– O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega não é considerada.
– Ao final do enunciado desta atividade no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela. Somente um arquivo pode ser anexado no Studeo.
– Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir. Não serão realizadas reaberturas de atividades após a finalização.
– Salve o comprovante de entrega da atividade, isso lhe ajudará em caso de falha no sistema.
– Caso tenha qualquer dificuldade na entrega, entre em contato pelo Fale com o Mediador.
 
BOM TRABALHO!

 
 

ALTERNATIVAS
Nenhum arquivo enviado.
Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato