MAPA Logística de Produção e Serviço

Nesta atividade, você embarcará em uma jornada empolgante para desvendar os produtos e serviços de maior relevância para a empresa. Equipado com a ferramenta Histograma, você classificará cada item em três classes: A, B e C. Essa classificação estratégica permitirá que você analise: qual é o produto que tem maior relevância para a empresa? Se o produto faltar, quanto impacta no faturamento anual da empresa? Para serviços, as perguntas são as mesmas? Essas perguntas devem ser feitas para que se estabeleça planos de ação para priorizar produtos de baixa saída e baixo valor agregado. E como identificar esses produtos ou serviços? Nesse caso, utilizamos a ferramenta chamada de “Histograma”.

Diante do exposto, consideraremos os seguintes dados expressos na tabela a seguir:

 

OrdemItemCusto unid.Demanda anual
1Prod. 1R$ 43,0022292
2Prod. 2R$ 30,009376
3Prod. 3R$ 28,0039700
4Prod. 4R$ 49,0033916
5Prod. 5R$ 59,0025659
6Prod. 6R$ 57,0048450
7Prod. 7R$ 22,0015861
8Prod. 8R$ 17,0046270
9Prod. 9R$ 50,0048346
10Prod. 10R$ 56,0047184
11Prod. 11R$ 28,0034858
12Prod. 12R$ 7,0041093
13Prod. 13R$ 38,0016085
14Prod. 14R$ 35,0032938
15Prod. 15R$ 22,0019449
16Prod. 16R$ 24,007679
17Prod. 17R$ 55,0034470
18Prod. 18R$ 52,0010107
19Prod. 19R$ 32,0028218
20Prod. 20R$ 22,0022677
Total   

 

Tabela 1 – Dados de produtos

Fonte: o autor.

 

 

Com base nos dados apresentados na Tabela 1, calcule e preencha a tabela a seguir:

a) Valor consumido.

b) Valor consumido acumulado.

c) % individual.

d) % acumulado.

Utilizando as colunas “Item” e “% individual”, gere o gráfico de Pareto (Curva ABC).

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