PROVA – METODOLOGIAS INOVADORAS – 42/2024 1ª QUESTÃO A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma tendência contemporânea sobre a qual discutimos nadisciplina. Esta proposta: I – Caracteriza-se por apresentar uma abordagem pedagógica de caráter ativo. II – Enfatiza atividades voltadas a projetos educacionais. III – Apresenta foco no desenvolvimento tanto de habilidades quanto de competências. IV – Relaciona-se intrinsecamente à interdisciplinaridade e à aprendizagem colaborativa. É correto o que se afirma em: Ao longo da disciplina, apresentamos algumas reflexões do sociólogo espanhol Manuel Castells, umpioneiro em pesquisas a respeito dos reflexos da contemporaneidade na economia e na convivência social,em diversos lugares do mundo, a partir do fenômeno da internet. Para Castells (2005), vivemos, nos últimostempos, o que se conhece por: Um dos papeis da educação contemporânea é promover a reflexão, de forma democrática, sobre diversosconteúdos. Nesse contexto, torna-se fundamental que ela se demonstre comprometida com os valores dejustiça e direitos de igualdade, de modo a promover a emancipação e o bem comum do sujeito-aluno.Nessa perspectiva, segundo os estudos proporcionados pela disciplina, é correto afirmar que a educação, nacontemporaneidade, precisa pautar-se nos seguintes valores: Os problemas, na PBL, são considerados um estímulo ao processo ensino-aprendizagem e aodesenvolvimento da habilidade de resolução de conflitos. A respeito das características desse método,analise as afirmações a seguir: I – Ensinar o estudante a aprender, conduzindo-o à busca por conhecimentos, é um dos principais pilaresda metodologia PBL. II – A metodologia ABP é uma técnica de ensino que promove conhecimento apresentando ao alunocaminhos para resolver uma situação-problema. III – A estrutura do método PBL foi desenvolvida para que o aluno tenha condições de desenvolver suashabilidades para realizar investigações de forma metódica e sistemática. IV – Uma das metas da aprendizagem baseada em problemas é ofertar ao aluno técnicas de trabalhoindividual, em detrimento de ações coletivas. Vimos, ao longo da disciplina, como as tecnologias se disseminaram na sociedade moderna, entre sujeitosde diferentes faixas etárias. A respeito do assunto, analise as afirmações a seguir: I – As crianças pertencentes às novas gerações demonstram facilidade para lidar com aparatos tecnológicos,pois já nasceram em um ambiente que estimula o uso de diversas mídias. II – As crianças desenvolvem habilidade para lidar com diferentes mídias por intermédio de tentativa e erro,isto é, por meio de ações de exploração e experimentação. III – Na maior parte dos lares existe ao menos um computador conectado à internet. Isso se deve ao fato demuitos pais acreditarem que esse tipo de recurso contribui com o sucesso escolar e, consequentemente,profissional dos filhos. IV – A população jovem, em geral, demonstra maior interesse pela tecnologia em função do sucesso escolarque esta pode promover. O entretenimento associado aos recursos tecnológicos é um benefício secundáriopropiciado por estes. É correto o que se afirma em: Em nossos estudos, debatemos sobre os jogos digitais educacionais. Com relação ao tema, analise asafirmações a seguir: I – O objetivo dos jogos digitais educacionais é, simultaneamente, divertir e ensinar o aluno. II – Os jogos dessa natureza devem possuir finalidade pedagógica e utilizar metodologia que facilite aaprendizagem de determinado conteúdo. III – Um dos benefícios dos jogos digitais educacionais é promover a socialização e a coordenação motorado aluno. IV – Os jogos digitais educacionais inibem o desenvolvimento de determinadas habilidades cognitivas. É correto o que se afirma em: Vimos, ao longo da disciplina, que existem quatro modelos de Blended learning: o flex, o Blendedmisturado, o virtual enriquecido e o rodízio. A respeito do assunto, analise as afirmações a seguir: I – O blended misturado se destaca por possuir foco no processo ensino-aprendizagem, no conteúdo e nasinstruções ofertadas para que o trabalho no ambiente virtual de aprendizagem ocorra. II – O modelo flex caracteriza-se quando o aluno opta por cursar algumas disciplinas totalmente online (não obrigatórias, porém de seu interesse) e complementa a grade curricular com disciplinas presenciais. III – O modelo virtual enriquecido, também conhecido como semipresencial, caracteriza-se quando o estudante cursa a maior parte das disciplinas online, mas eventualmente realiza atividades presenciais. IV – No modelo de rodízio, que está dividido em quatro subgrupos, existe a possibilidade de o alunorealizar atividades por intermédio de diversas modalidades de aprendizagem. É correto o que se afirma em: Vimos, ao longo da disciplina, algumas tendências com relação à educação nos próximos anos. A respeitodo assunto, analise as afirmações a seguir: