As ferramentas da qualidade foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. Desde então, o uso das ferramentas tem sido de grande valia para ossistemas de gestão, sendo um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria deprodutos, serviços e processos. Ou seja, as ferramentas da qualidade são utilizadas pelas organizações, parademonstrar com facilidade os problemas encontrados nos processos produtivos, ou de serviços, e assim,solucionar o problema e focar com eficiência no resultado, para obter a qualidade e na satisfação de seusconsumidores. Desse modo, são técnicas que permitem ser utilizadas em diversas finalidades como: definir, mensurar,analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e prejudicam no bomdesempenho dos processos de trabalho. São utilizadas com o intuito de desenvolver, implementar, monitorar e melhorar os preceitos da qualidadenas empresas, os programas e ferramentas da qualidade são instrumentos importantes e necessários paraque o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), tenha eficiência e eficácia em todo o seu processoinstitucional. Além de proporcionar a organização a possibilidade de avaliar a satisfação do cliente, com o intuito demelhorar a qualidade nos serviços e produtos. Sendo assim, caso a empresa trabalhe comas ferramentas eprogramas da qualidade poderá promove a confiabilidade e produzir consideráveis vantagens à empresa em relação aos seus concorrentes. As ferramentas básicas da qualidade são: Fluxograma, Brainstorming, Diagrama de causa e efeito ouDiagrama Ishikawa (Espinha de peixe), Cinco porquês, Folha de verificação, Diagrama de Pareto, Histograma,Diagrama de dispersão e Cartas de controle, além da matriz GUT, 5W2H e do ciclo PDCA. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos21/803269.pdf. Acesso em 18 de fev. de 2024. Você sendo gestor da qualidade, irá promover na empresa uma semana de conscientização, sobrequalidade, no qual irá demostrar aos colaboradores da empresa, o quanto trabalhar com as ferramentas daqualidade é importante para atingir resultados positivos. Para isso, precisará explicar algumas ferramentasda qualidade e sua finalidade para o processo organizacional. Sendo assim, você precisará pesquisaralgumas ferramentas. Vamos lá iniciar sua pesquisa, você poderá utilizar, artigos científicos e o próprio livro da disciplina,lembrando da importância de referenciar de onde retirou as informações. Após a realização você irá explicar o que é, e qual o objetivo, de algumas ferramentas no processoinstitucional, ferramentas estas como: Fluxograma, Diagrama de causa e efeito, Folha de verificação, Histograma, Diagrama de dispersão e Cartas(gráfico) de controle, WHATSAPP: bit.ly/3sxvPTF

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato