ATIVIDADE 2 – ELETROTERMOFOTOTERAPIA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – 53_2024
Período:22/07/2024 08:00 a 11/08/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 12/08/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Os equipamentos atuais empregam diferentes tipos de energias ao tecido biológico. Essa energia será emitida pelos equipamentos e deverá ser absorvida pela pele, onde ocorrerá várias alterações fisiológicas que culminarão para o resultado terapêutico.

 

KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá-PR.: Unicesumar, 2020

 
Analise as alternativa que contemplam estes tipos de energia:
 

I. Energia Elétrica,
II. Energia Ondulatória.
III. Energia Mecânica.
IV. Energia Luminosa.

V. Energia atômica.

É correto apenas o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e IV.

I, II e III.

I, II e V.

III, IV, V.

I, II, III e IV.

2ª QUESTÃO
Dispositivos elétricos aplicam corrente elétrica na pele e o movimento dessa corrente é determinado pela atividade dos elétrons em um condutor. Na medicina, esse movimento elétrico é quantificado em ampères (A) ou microampères (mA). A corrente pode ser direcional, intermitente ou constante (no caso de correntes polarizadas), ou pode alternar sua direção periodicamente (no caso de correntes despolarizadas). A questão de a intensidade ser em ampère ou microampère trouxe mais segurança e menor risco de complicações como queimadura da pele e reações alérgicas quanto à corrente.
​Fonte: adaptado de: KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre o exposto, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

Corrente galvânica – polarizada; corrente russa – polarizada.

Corrente galvânica – polarizada; corrente aussie – despolarizada.

Corrente farádica – polarizada; corrente galvânica – despolarizada.

Corrente russa – despolarizada; corrente estereodinâmica – polarizada.

Corrente farádica – despolarizada; corrente de eletrolipólise – polarizada.

3ª QUESTÃO
A absorção de energia pela pele pode resultar em três principais consequências: efeitos físicos, fisiológicos e terapêuticos. Enquanto os efeitos físicos referem-se a mudanças nas células, os fisiológicos relacionam-se com transformações no tecido em geral, e os terapêuticos dizem respeito aos resultados desejados em tratamentos. Para uma melhor compreensão e análise desses impactos, é possível categorizar os efeitos fisiológicos e terapêuticos em locais e sistêmicos.
Fonte: adaptado de: KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá: UniCesumar, 2020.
Diante desse contexto, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

Como resposta fisiológica aos recursos eletrotermofototerapêuticos, observamos alterações no sistema circulatório e linfático, alterações musculoesqueléticas, alterações metabólicas celulares e teciduais, estimulação das terminações nervosas teciduais, contração e relaxamento muscular, regeneração tecidual, mudanças no equilíbrio térmico e químico dos tecidos, efeitos analgésicos, equilíbrio energético e modulação das atividades fisiológicas do corpo.

Na estética e cosmética, os efeitos terapêuticos desejados incluem melhoria da qualidade da pele, preenchimento de rugas e linhas de expressão, lesões acneicas, clareamento de manchas hipercrômicas, aumento de tecido adiposo localizado, modelagem corporal, aumento de edemas, cicatrização tecidual e perda de medidas.

Os recursos eletrotermofototerapêuticos podem causar alterações no fluxo elétrico celular, formação iônica em correntes polarizadas, produção de CO² e hidrogênio, alterações no pH tecidual, movimentação de eletrólitos, rotação de moléculas dipolos, iniciação do potencial de ação celular e produção de frio nos tecidos.

Na Podologia, os efeitos terapêuticos dos recursos eletrotermofototerapêuticos abrangem a cicatrização de lesões de pele e anexos, analgesia, ação inflamatória, melhora de onicomicoses, controle microbiológico em lesões com presença de microrganismos, analgesia e cicatrização de pé diabético ou úlceras.

Na Terapia Complementar, os efeitos terapêuticos incluem o desequilíbrio energético dos meridianos, gerando assim o alinhamento dos chakras e aura, neutralização de padrões emocionais, traumas e desarmonias, criação de proteção em todos os níveis e desenvolvimento da saúde orgânica e física.

4ª QUESTÃO
Os dispositivos que operam com corrente farádica, desenvolvida por Michael Faraday em 1831, são capazes de emitir uma corrente tanto polarizada quanto despolarizada. Essa corrente é eficaz na estimulação de nervos e músculos, operando em baixa frequência e podendo ser pulsada ou alternada. Os benefícios terapêuticos incluem o aumento da tonicidade muscular, a estimulação de pontos motores, o recrutamento de fibras musculares, a melhoria da drenagem venosa do tecido, além de incrementar a oxigenação e a circulação sanguínea através da vasodilatação.
​​​​Fonte: adaptado de: KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando o exposto, sobre a corrente farádica, analise as afirmativas a seguir:

I. É indicada nos protocolos de fortalecimento muscular facial, tonificação muscular facial, hipertonia, protocolos de tratamento do envelhecimento, linhas de expressão e lifting facial.
II. A sua aplicação pode ser realizada de forma bipolar, utilizando dois eletrodos, positivo e negativo, respectivamente na origem e inserção muscular.
III. A aplicação unipolar é quando utilizamos somente um eletrodo sobre o ponto sensitivo. Entretanto, seu alcance de corrente é a mesma da bipolar.
IV. As indicações da corrente farádica envolvem quadros febris, extrema idade, paralisia espástica, degeneração de axônio, perda de sensibilidade, região precordial e paralisia flácida com reação de degeneração.
V. O procedimento operacional padrão (POP) deste equipamento é ligar, conectar o eletrodo positivo no início do ventre muscular e o negativo embaixo, colocar o tempo de 15 a 30 minutos, start e máxima intensidade.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

III e V, apenas.

IV e V, apenas.

I, II e III, apenas.

I, III e IV, apenas.

5ª QUESTÃO

As células presentes nos tecidos são capazes de gerar corrente elétrica, resultando em potencial ação. A estimulação do potencial de ação celular desempenha mudanças na concentração iônica intra e extracelular, aumenta o transporte iônico, aumenta o transporte de água e nutrientes, geração de sinalização e potencial sináptico, percepção sensorial, contração muscular, liberação de substâncias e neurotransmissores.

KASHIWAKURA, P. H. M. B. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá: UniCesumar, 2020. Adaptado.

A velocidade da condução do estímulo externo, oferecida pelo equipamento para o tecido biológico, dependerá do tipo de fibra nervosa que será estimulada. Analisando o fragmento de texto acima, avalie as afirmações a seguir:

​I. Em nosso organismo, encontramos fibras nervosas dos tipos A, B, C e D.
​II. As fibras nervosas podem ser subdivididas em fibras alfa, beta, gama e delta.
III. O que diferencia as fibras nervosas é a quantidade de bainha de mielina presente na fibra.
​IV. As fibras tipo A possuem grande ou médio diâmetro, pois são mielinizadas e, consequentemente, conduzem impulsos nervosos com maior velocidade por gerar um impulso saltatório.

É correto o que afirma em:

ALTERNATIVAS

I e IV, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

6ª QUESTÃO

Esse tratamento utiliza-se de equipamentos que empregam a pressão negativa associada às ventosas de diversos tamanhos para promover a mobilização do tecido biológico e subcutâneo. Essa mobilização é capaz de gerar estímulos oscilatórios e vibratórios que produzem efeitos fisiológicos e terapêuticos, melhorando a circulação sanguínea e linfática no local, deixando a pele mais homogênea e uniforme e a musculatura mais tonificada, remodelando o corpo como um todo.

KASHIWAKURA, P.H.M.B. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá: UniCesumar, 2020. 128 p. (Adaptado)

Dentro da eletroterapia existem diversos recursos que emitem energia ondulatória de vários tipos e que são empregues em aparelhos com função terapêutica e estética. Considerando o fragmento de texto acima, a seguir analise as afirmações:

I. A descrição acima refere-se à endermologia.
II. A descrição acima refere-se à vacuoterapia.
III. A terapia descrita no texto também é indicada em casos de câncer ou tumores, fragilidade capilar tecidual, infecções cutâneas, doenças reumáticas e gestantes.
IV. A utilização dessa terapia no tecido biológico produz efeitos cumulativos melhorando a textura e o tônus muscular, a circulação sanguínea, condução e remoção de várias substâncias no organismo, ativa o sistema linfático, dentre outras funções.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II e IV, apenas.

I, II, III e IV.

7ª QUESTÃO

Quando o profissional se utiliza da terapia ondulatória para a realização de procedimentos específicos, a busca pela ativação de resposta pelos tecidos biológicos é essencial e deve-se entender cada uma das modificações que esse tecido pode sofrer por meio de fenômenos específicos, que são resultado de estimulações ora de alta frequência e ora de baixa frequência.

KASHIWAKURA, P. H. M. B. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá: UniCesumar, 2020. Adaptado.

Com base nos conhecimentos sobre os fenômenos que sofrem os tecidos biológicos, avalie as afirmações a seguir:

I. O Tixotropismo é capacidade que a onda sonora e mecânica possui em amolecer estruturas de maior consistência, de “liquefazer”, de transformar substâncias que estão em estado mais gelatinoso, viscoso em um estado mais fluido, ou substâncias sólidas para o estado gel.

II. O Sonoforese é o aumento da permeabilidade da membrana celular e o aumento da permeabilidade tecidual, ocasionada pela propagação da onda e a produção de seus estímulos oscilatórios que facilita a penetração de ativos através da pele.

III. A cavitação é um efeito não térmico da onda sonora e mecânica que provoca formação de bolhas ou cavidades micrométricas nos líquidos. Essas bolhas produzidas, em geral, dependerão da frequência do aparelho e do modo de aplicação do transdutor, para se tornar instáveis ou estáveis.

IV. Os fenômenos de tixotropismo, sonoforese e cavitação são procedimentos específicos que devem utilizados apenas em tratamentos capilares devido a indicação, para serem aplicados em regiões de alta atividade celular e reprodutiva como acontece com as células do bulbo capilar.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

8ª QUESTÃO

A eletroterapia é um recurso fisioterápico amplamente utilizado como adjuvante na reabilitação dos mais diversos tipos de patologias, através de protocolos estabelecidos de acordo com a queixa do paciente. Sua técnica consiste em utilizar correntes elétricas de baixa intensidade através de eletrodos que são aplicados diretamente na pele.

KASHIWAKURA, P. H. M. B. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá: UniCesumar, 2020. Adaptado.

Com base nos conhecimentos sobre Eletroterapia, analise as afirmações a seguir:

I. Define-se como Eletroterapia os efeitos terapêuticos gerados pela aplicação de correntes elétricas sobre a pele de pacientes/cliente.

II. As correntes elétricas que caracterizam a Eletroterapia podem desempenhar atividade sobre os tecidos biológicos, e fazer parte de um plano terapêutico e assim serem aplicadas no tratamento dos pacientes.

III. A Eletroterapia deve ser utilizada por profissionais da área de saúde e estética como plano terapêutico, mas o diagnóstico dos profissionais não pode ser auxiliado por mecanismos e equipamentos da Eletroterapia.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

9ª QUESTÃO
A eletroterapia tem sido um dos recursos terapêuticos mais atuais e desenvolvidos da área da Estética, da área de Terapias Complementares e na área da Podologia. Ela apresenta uma longa história na prática clínica desde seu princípio mais remoto, com o uso de calor, frio e estimulação elétrica. Nos últimos anos, tem-se visto o acréscimo de inúmeros outros agentes de tratamento ao repertório, como energias eletromagnéticas, luminosas, ondulatórias e vibracionais.
​​​​Fonte: adaptado de: KASHIWAKURA, P. H. M. B. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando as informações apresentadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Dr. James Prescott Joule, de Manchester, no ano de 1840, enunciou a lei da conservação de energia, que foi a base da primeira lei da termorregulação, utilizada até hoje para explicar os efeitos da energia elétrica.
(    ) Todos os recursos eletrotermofototerapêuticos recebem, primeiramente, a energia elétrica e, depois, por ação de seus transdutores, a modificam e transformam em energia mecânica, luminosa e eletromagnética.
(    ) Existem numerosas modalidades que você poderá escolher como profissional em seu dia a dia de atendimento, temos equipamentos que emitem correntes elétricas, por exemplo, a ionizante tipo alfa, a estática e a diadinâmica.
(    ) A eletrotermofototerapia apresenta uma diversidade de aplicações que visam como exemplo a redução de dor e espasmos musculares, retorno da atividade neuromuscular, reparo tecidual, incluindo lesões em pele.
(    ) Para que os equipamentos eletrotermofototerapêuticos consigam promover uma ação, é necessário que, primeiro, ocorra a absorção dessa energia pela pele da cliente e iniciando uma cascata de mudanças.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
ALTERNATIVAS

F, V, F, V, V.

V, F, V, F, V.

V, V, F, F, V.

F, V, V, F, V.

F, V, F, F, F.

10ª QUESTÃO
Dentro do espectro das correntes polarizadas, diversos aparelhos utilizam a corrente galvânica, farádica, TENS, microcorrentes, eletrolipólise e correntes de baixa frequência para fins analgésicos. A corrente galvânica se destaca por ser a mais polarizada, sendo a única corrente contínua no campo da saúde com capacidade de ionização constante durante o funcionamento do aparelho. O uso da corrente galvânica é caracterizado pela aplicação de uma corrente direta e ininterrupta para propósitos terapêuticos. Na prática clínica, a corrente galvânica é aplicada em procedimentos de ionização, desincruste e eletrolifting.

​​​Fonte: adaptado de: KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá: UniCesumar, 2020.

Considerando as informações citadas, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

O desincruste utiliza a corrente galvânica para eliminar o excesso de secreção sebácea da pele. Ela promove uma ação eletroquímica que facilita a limpeza superficial e profunda da pele, e este procedimento pode ser utilizado em paciente diabéticos com úlceras.

Para a utilização da corrente galvânica, devemos respeitar um tempo de aplicação entre um a três minutos, escolher qual polaridade será utilizada (positiva, negativa ou alternada), e a intensidade do procedimento no limiar do paciente.

Diante das formas de aplicação da corrente galvânica e de todos os seus efeitos fisiológicos e polares, este equipamento é contraindicado em casos de: infecções locais, perda da sensibilidade cutânea, pele desidratada e sensível.

O eletrolifting ou galvanopuntura possui o objetivo de atenuar vincos, linhas de expressão e as temidas estrias. Essa aplicação consiste em provocar uma extrema agressão na camada superficial da epiderme.

A ionização ou Iontoforese é o movimento das cargas para o mesmo polo, propriedade utilizada para introduzir radicais químicos ou realizar permeação de princípios ativos no tecido.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato