ATIVIDADE 3 – GESTÃO E EMPREENDEDORISMO – 53_2024
Período:22/07/2024 08:00 a 11/08/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:1,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 12/08/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
No ensino de empreendedorismo, o Plano de Negócios, composto por diversos itens complexos de planejamento que podem dificultar o desenvolvimento de ideias de negócios, é a principal ferramenta. Portanto, facilitar o processo de ensino do Plano de Negócios pode contribuir com o desenvolvimento do tema.
FERREIRA, F. M.; PINHEIRO, C. R. M. S. Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor. Gestão de Produção, v. 25, n. 4, p. 854-865, 2018.
O Plano de Negócio (PN) é uma ferramenta que auxilia um empreendedor e, como afirma, Dolabela: “é uma forma de pensar sobre o futuro do negócio: para onde ir, como ir mais rapidamente, o que fazer durante o caminho para diminuir incertezas e riscos. A partir das informações apresentadas no texto e com base nas aulas ministradas pelo professor da disciplina, avalie as afirmações abaixo.I. O Plano de Negócios é uma ferramenta que permite ao empreendedor pensar no passado e no presente.

II. Um Plano de Negócio possui uma estrutura rígida e o modelo que encontramos é uma única estrutura.

III.  Recomenda-se que todo empreendimento deva elaborar um Plano de Negócio (PN), independentemente do porte ou do ramo de atividade, visto que é importante ressaltar que existem diversas utilidades, não só para quem pensa em empreender, mas para aquele que já possui um empreendimento e pretende expandir.

É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

2ª QUESTÃO
É amplamente reconhecida a crescente importância da inovação para a competitividade. Esse reconhecimento ocorre de forma intensa tanto no meio acadêmico quanto no meio empresarial. Vários autores já reforçaram a necessidade de as organizações inovarem para obter sucesso sustentável nos mercados em que atuam ou mesmo para reinventar tais mercados.
 

STEFANOVITZ, J. P.; NAGNO, M. S. Gestão da inovação de produto: proposição de um modelo integrado. Production, v. 24, n. 2, p. 462-476, 2014.

 
Desse modo, a inovação é muito mais que a combinação de conhecimentos já dominados para transformá-los em produtos e serviços novos, ou seja, pode resultar em novos mercados, novos segmentos, não apenas novos produtos ou serviços. Com base nas informações apresentadas no texto, no livro e nas aulas ministradas pelo professor da disciplina, sobre o modelo utilizado por empresas e acadêmicos para o processo de inovação, avalie as afirmações abaixo.

I. O modelo é composto por três etapas: busca, seleção e implementação.

II. A etapa da implementação é dividida em quatro fases, como: aquisição, execução, lançamento e sustentação.

III. Na etapa de seleção, a empresa deve balancear aspectos de tecnologia e de mercado, precisa estar atenta às novas demandas dos clientes, do mercado e do contexto no qual está inserida, também deve olhar as novas tecnologias que aparecem, pois ela precisa estar atualizada.

É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

3ª QUESTÃO
O empreendedorismo digital/tecnológico alcança diversos públicos do mercado, possuindo uma ampla gama de atuação em diferentes nichos e segmentos de negócio. Isto acontece porque a tecnologia, de uma forma geral, alcançou praticamente a maioria das relações de consumo mundial mediante ferramentas popularizadas com o avanço da era digital. Neste contexto, encontra-se a realidade das chamadas “startups”, que atuam perfeitamente em diferentes tipos de negócios e mercados, em seus modelos mais enxutos. Para dizer a verdade, um dos fatores cruciais de uma startup começa na definição do seu mercado de atuação, uma vez que ele define todas as características e desafios que deverão ser superados no mercado escolhido. Neste contexto, no Brasil, enquanto bons resultados advinham de empresas que trabalham neste modelo enxuto, têm sido criadas diversas políticas governamentais de fomento ao desenvolvimento desses modelos de negócio, em parcerias com os Ministérios Federais (a exemplo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI).
AMORIN, J. Empreendedorismo tecnológico: startups no brasil. ETIC – Encontro de Iniciação Científica, v. 17, n. 17, 2021.
Logo, cabe destacar que, a startup enxuta propõe um novo modo de pensar e de construir produtos e serviços inovadores que levem a um negócio sustentável. A partir das informações apresentadas no texto, sobre o tema Startup, avalie as afirmações abaixo.I. Uma Startup deve compreender bem as necessidades do cliente,  ou seja, aquilo que lhe traz benefício e o que elimina a dor.

II. Uma Startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.

III. O conhecimento do cliente deve ser rápido, pois, se necessário for, o modelo de negócio deve ser modificado (pivotado), também, rapidamente.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

4ª QUESTÃO
De acordo com Castro e Neves (2005), vimos que o significado das palavras Marketing e vendas são dissociáveis, pois cada uma tem sua função no processo de captação de clientes, porém,  ao mesmo tempo, elas devem trabalhar de maneira integrada e se complementar, para que juntos possam trazer o cliente e o resultado esperado. Mas para podermos chegar neste objetivo algumas etapas precisam ser consideradas.

​BLANCO, Thiago Henrique Martinez. Gestão e empreendedorismo – gestão de negócios. Maringá: Unicesumar. 2020. Adaptado.

Observe essas etapas abaixo e ressalte quais são elas:

I – Avaliação das alternativas: uma vez encontrado diversas alternativas viáveis, é necessário comparar as possibilidades que melhor resolve sua dor.

II – Decisão de compra: quando as ponderações são realizadas, é chegado o momento de o potencial cliente decidir e efetivar sua escolha por determinado produto.

III – Busca de informações: quando o potencial cliente passa a considerar que precisa de ajuda, inicia a coleta de informações para levantar possíveis alternativas no mercado.

IV – ​Reconhecimento da necessidade: antes dessa etapa, o potencial cliente não percebeu um problema (uma dor), não considera que precisa comprar algo, sua situação ainda não é incômoda ou não gera prejuízos.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

5ª QUESTÃO

O modelo de negócios é a descrição é a criação, entrega e captura de valor, isto é, qual estratégia será implementada. Há nove componentes para se definir um modelo de negócios, de acordo com o Business Model Generation (BMG).

BLANCO, T. H. M. Gestão e Empreendedorismo. Maringá: Unicesumar, 2020.

De acordo com esse texto, analise as afirmativas a seguir:

I. Em ‘segmentos de clientes’ é determinado o público alvo.

II. Em ‘proposta de valor’ é definido o preço do bem ou serviço.

III. Em ‘canais’ é planejado toda a logística com os fornecedores.

IV. Em ‘fonte de receitas’ necessita-se pensar em como irá ganhar dinheiro.

V. Em ‘estrutura de custos’ deve-se ter em mente os fatores que podem causar desperdícios de produção.

É correto apenas o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e IV.

I, II e III.

I, IV e V.

III, IV e V.

II, III, IV e V.

6ª QUESTÃO
O termo empreendedorismo é uma livre tradução que se faz da palavra entrepreneurship, que contém as ideias de iniciativa e inovação. É um termo que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo, uma forma de se relacionar. O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si e para os outros. É alguém que prefere seguir caminhos não percorridos, que define a partir do indefinido, acredita que seus atos podem gerar consequências.
SANTOS, P. V. S.; PINHEIRO, F. A. O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 5. n. 8. p. 150-165, 2017.
Pensando em gestão de marketing, quando falamos em “negócios”, estamos nos referindo às atividades necessárias para levantar novas oportunidades comerciais para a empresa, podemos até afirmar que nos referimos aos esforços para “fazer dinheiro novo” para o negócio, vender, entregar e satisfazer os clientes. Diante disso, de acordo com Kotler e Armstrong, é correto afirmar que o, marketing pode ser entendido como sendo o (a).Assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS

Recurso disponíveis devem ser separados conforme a necessidade do cliente

Ordenando-se os recursos disponíveis de forma sistêmica no processo visual.

Qualidade do atributo do processo produtivo que tem por objetivo desenvolver a dinâmica empresarial.

Garantia de viabilização de excelência na execução de resultados de aprimoramento de tempo e gestão de metas.

Processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos para capturar seu valor em troca.

7ª QUESTÃO
Empreendedorismo é um processo de aprendizagem e uma teoria de empreendedorismo requer uma teoria de aprendizagem. Nem tudo que se aprende sobre empreendedorismo é certo ou garante o sucesso de um negócio; afinal, pode-se aprender com erros e os erros de outros empreendedores.
 

PIETROVSKI, E. F.; SCHENEIDER, E. I.; REIS, D. R.; REIS JUNIOR, D. R. dos. Análise do potencial empreendedor em alunos do ensino superior: aplicação da teoria à prática. Innovar, v. 29, n. 71, p. 25-41, 2019.
Dessa forma, o empreendedorismo se torna possível em função das possibilidades para fazer algo diferente. Por isso, é importante estudar e compreender o que há em volta
do contexto em que vivemos. A partir do texto apresentado e as informações contidas no livro, sobre a formulação da oportunidade negócio, avalie as afirmações abaixo.
I.  Mudança econômica é caracterizada pela interação de novos produtos e serviços.II. Mudança social corresponde ao rápido aumento nos números de mulheres que trabalham fora.

III. Mudança tecnológica envolve criação de nova tecnologia para produzir, armazenar e vender.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

8ª QUESTÃO
Observar o fenômeno empreendedorismo se traduz em buscar entender o perfil do empreendedor. Quem é ele, o que ele aprende, como se comporta, o que ele faz, que habilidades necessita, como elabora a estratégia de organização. Desse modo, o empreendedor é o indivíduo que, apesar da objetividade, tem uma visão ampla da realidade e busca sempre a inovação com base na aprendizagem contínua.
MACHADO, F. O.; OLIVEIRA, W. W. de.; TORRES FILHO, H. G.; VILELA, A. C. De L. A gestão da qualidade e o papel do empreendedor: estudo de caso em caruaru/PE. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 4, n. 3, p. 103-120, 2010.
Nesse sentido, o Sistema 5S é mais que uma ferramenta, é uma filosofia de trabalho, cujo maior objetivo é desenvolver a criatividade e a cooperação visando à melhoria do ambiente de trabalho. Diante do exposto, com as informações contidas no livro e com base no tema gestão de qualidade, sobre o sistema 5S, avalie as afirmações abaixo.I. O objetivo do Senso de Autodisciplina é promover no ambiente de trabalho um estado favorável à saúde, num sentido amplo (físico, mental e emocional).

II. Na prática o senso de saúde (Seiketsu) funciona eliminando-se as fontes de perigo, embelezando o local de trabalho e promovendo atividades para a integração
e desenvolvimento social dos funcionários.

III. Para o Seiri (Senso de Utilização ou Descarte) os recursos disponíveis devem ser separados conforme a necessidade, a frequência de uso ou a adequação, procurando evitar os excessos, as perdas, os desperdícios e a má utilização.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

9ª QUESTÃO

A comunicação pode ser definida como a transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor, e que ambos a compreendam da mesma forma. No caso do marketing, os profissionais da área esperam dos receptores (potenciais clientes), a resposta como aquisição do produto. Para esse resultado acontecer, o cliente precisa ser influenciado de diferentes formas, e há um modelo, chamado AIDA, para que essa influência resulte na ação do cliente ao final das etapas.

BLANCO, Thiago Henrique Martinez. Gestão e Empreendedorismo. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Adaptado.

Considerando o texto acima, e as fases do modelo AINDA, avalie as afirmações abaixo.

I. A primeira fase é a ação.

II. O modelo possui quatro fases.

III. As fases do modelo AIDA são: atenção, interesse, desejo e ação.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

10ª QUESTÃO
Chiavenato (2005) considera e conceitua o empreendedor, como alguém capaz de executar uma boa e nova ideia de forma que a mesma ganhe mercado. Somado a isto, o autor afirma que o empreendedor tem em si a sensibilidade para os negócios, capaz de visualizar oportunidades antes dos concorrentes. Por fim, o indivíduo que empreende, tem como resultado a estruturação da ideia de forma sólida e viável.
SANTOS, P. V. S.; PINHEIRO, F. A. O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 5. n. 8. p. 150-165, 2017.
Segundo Sebrae (2020), a análise do DNA para identificação de riscos de doenças e recomendação de tratamentos individualizados se refere a qual tendência de ideia de negócios do segmento de saúde e bem-estar?
ALTERNATIVAS

Saúde calibrada.

Gestão e diagnóstico.

Marketplace e colaboradores.

Acesso à informações e relacionamentos.

Estratificação de categorias de desenvolvimento e modelo de negócios.

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