ATIVIDADE 2 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – 53_2024
Período:05/08/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:1,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 21/10/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO

O pensamento e a criatividade são duas habilidades essenciais que nos definem como seres humanos. Através delas, exploramos o mundo ao nosso redor, resolvemos problemas, geramos novas ideias e transformamos a realidade. Enquanto o pensamento é a capacidade de processar informações, analisar situações, formular ideias e tomar decisões, a criatividade é a capacidade de gerar ideias novas e originais.

Elaborado pelo professor, 2024.

Avalie as afirmações abaixo que correspondem as características observadas em indivíduos criativos.

l. Curiosidade, determinação e coragem.

ll. Mente aberta, autoestima e esperança.

lll. Comparar-se aos outros, obrigação de sucesso e resultados imediatos.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II, III.

2ª QUESTÃO

A criatividade, essa força que nos impulsiona a imaginar e transformar realidades, pode ser entendida como a fusão da imaginação com a ação para solucionar problemas. Essa capacidade única floresce quando damos vida às nossas ideias, moldando o mundo ao nosso redor. Assim como qualquer habilidade, a criatividade se desenvolve com a prática. Quanto mais a exercitamos, mais ela se fortalece. Através de experiências e aprendizados contínuos, nutrimos nossa imaginação, aprimorando a capacidade de gerar soluções inovadoras e alcançar objetivos.

Elaborado pelo professor, 2024.

Assinale a alternativa que descreve a criatividade de forma mais abrangente e precisa.

ALTERNATIVAS

Um dom inato alguns indivíduos.

Capacidade de impulsionar a imaginação, transformando ideias em soluções.

A capacidade de copiar e avaliar ideias.

Um processo aleatório e incontrolável que surge de forma espontânea.

Uma habilidade limitada a áreas específicas do conhecimento, como arte e música.

3ª QUESTÃO

As crianças são como pequenos exploradores em um mundo novo e cheio de possibilidades. A criatividade é um traço inerente à infância, uma força que impulsiona a descoberta, a aprendizagem e o desenvolvimento. Mas, com o passar do tempo, essa chama da criatividade tende a diminuir, dando lugar a uma lógica mais rígida e pragmática, formando-se mitos que a impedem de florescer.

Elaborado pelo professor, 2024.

Analise as afirmações a seguir:

l. O mito do artista propaga a falsa ideia de que a criatividade é um dom exclusivo de artistas, designers, arquitetos, publicitários, etc.

ll. O mito do acaso apoia-se na ideia que a criatividade reside na criação de obras grandiosas que serão lembradas e reverenciadas por gerações.

lll. O mito do dom propaga a ideia que a criatividade é um presente exclusivo reservado a gênios e indivíduos especiais.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II, III.

4ª QUESTÃO

No universo fascinante da criatividade, ferramentas surgem como aliadas valiosas, prontas para auxiliar no aperfeiçoamento de pensamentos e impulsionar o processo criativo. As ferramentas mais utilizadas são brainstorming, PNI e o mapa mental.

Elaborado pelo professor, 2024.

Considerando os aspectos das ferramentas do processo criativo, analise as afirmações a seguir:

l. O brainstorming busca criar o maior número possível de ideias, sem críticas ou julgamentos, e explorar todas as possibilidades.

ll. O PNI é uma técnica poderosa para analisar ideias de forma crítica e objetiva, levando em consideração seus pontos fortes, fracos e aspectos que merecem uma segunda avaliação.

lll. O Mapa mental é uma forma de organizar seus pensamentos, ideias e conceitos em um diagrama intuitivo, conectando-os de forma visual.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II, III.

5ª QUESTÃO

Em um mundo em constante transformação, onde a tecnologia reescreve as regras do jogo, as habilidades necessárias para o sucesso no mercado de trabalho também se modificam a cada dia. Para se destacar e conquistar as melhores oportunidades, é preciso ir além das competências técnicas tradicionais e desenvolver um conjunto de habilidades mais abrangentes, que te preparem para os desafios da Era Digital.

Elaborado pelo professor, 2024.

Considerando a pesquisa desenvolvida pela IBM (2010), assinale a alternativa que representa a competência de liderança mais importante nas empresas.

ALTERNATIVAS

Dedicação.

Pensamento global.

Integridade.

Criatividade.

Foco em sustentabilidade.

6ª QUESTÃO

A inteligência não é uma habilidade única e homogênea, mas sim um conjunto de diversas habilidades inter-relacionadas. Essa visão multidimensional da inteligência é defendida por diversas teorias, como a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, que propõe a existência de oito tipos de inteligência.

Elaborado pelo professor, 2024.

Podemos afirmar que a inteligência naturalista é:

ALTERNATIVAS

A capacidade de fazer comparações ou encontrar padrões na natureza.

É a capacidade de compreender os sentimentos, pensamentos e necessidade de outras pessoas.

A habilidade com o raciocínio lógico-matemático.

A capacidade de compreender e operar com matrizes espaciais em diferentes escalas.

A habilidade em lidar com a própria personalidade.

7ª QUESTÃO

A criatividade, essa força que nos impulsiona a imaginar e transformar realidades, não é um dom inato reservado a poucos: é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada por qualquer pessoa. Mas para alcançar esse potencial infinito, é preciso despertar para uma nova mentalidade, livre dos mitos e bloqueios que nos impedem de explorar nossa capacidade criativa.

Elaborado pelo professor, 2024.

De acordo com as características estão presentes em pessoas criativas, avalie as afirmações a seguir:

l. A curiosidade ilumina nossa jornada em busca de uma vida mais criativa. Ela acende o desejo de desvendar os mistérios do mundo, de entender como as coisas funcionam e de nos aventurar em novos horizontes de conhecimento e experiências.
ll. A autoestima é a crença em nosso próprio potencial, a convicção de que somos capazes de superar os desafios e criar a solução de um problema.
lll. Comparar-se com os outros é um atalho para a criatividade e o sucesso!

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II, III.

8ª QUESTÃO

O processo criativo é como um mapa que nos guia na jornada da inovação, permitindo transformar pensamentos e ideias em soluções criativas e eficientes para diferentes desafios. Mais do que apenas uma estruturação mental, ele é um processo dinâmico que envolve diversas etapas, desde a identificação de um problema até a implementação de uma solução inovadora.

Elaborado pelo professor, 2024.

Com base nestas informações, analise as asserções abaixo:

l. A etapa de incubação nos permite afastarmos do problema por um tempo, permitindo que nossa mente explore novos caminhos e retorne com soluções criativas e inovadoras.

PORQUE

ll. A incubação constitui um período de processamento inconsciente de todos os elementos assimilados durante a fase de preparação do problema.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

9ª QUESTÃO

A mente humana é um universo de possibilidades, um oceano de ideias e soluções inovadoras. Mas, assim como em qualquer jornada, existem obstáculos que podem nos impedir de alcançar nosso potencial criativo. Esses vilões da criatividade, conhecidos como bloqueios mentais, podem surgir de diversos fatores comportamentais e nos impedir de navegar livremente pelas ondas da imaginação.

Elaborado pelo professor, 2024.

Com base nestas informações, analise as asserções abaixo:

l. A criatividade demanda experimentação, e uma vida criativa se constrói sobre uma base de muita tentativa e erro. O medo do fracasso nos impede de assumir riscos e enfrentar novos desafios.

PORQUE

ll. É comum nos compararmos com outros profissionais do nosso segmento (ou não), porém, cada pessoa tem uma experiência única, um estilo de vida e privilégios diferentes, tornando qualquer comparação injusta.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

10ª QUESTÃO

O processo criativo é a alquimia mágica que transforma pensamentos e ideias em soluções inovadoras e eficientes. Mais do que apenas a estruturação de conceitos, é a jornada inspiradora que nos leva a materializar o intangível, dando vida a projetos que impactam o mundo ao nosso redor. Segundo a teoria desenvolvida por Graham Wallas (2014), o processo criativo está dividido em quatro etapas.

Elaborado pelo professor, 2024.

Analise as afirmações a seguir:

l. A preparação é um processo criativo em que se busca informações e diferentes perspectivas iniciar a jornada criativa.

ll. A incubação é um processo criativo que permite que o subconsciente trabalhe, conectando pontos, explorando possibilidades e buscando soluções inovadoras.

lll. A Iluminação é um processo criativo em que a ideia surge de forma repentina e sem esforços prévios.

lV. A implementação é um processo criativo em que avaliamos criticamente a ideia, verificando sua viabilidade, praticidade e potencial para solucionar o problema de forma eficaz.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I apenas.

I e III apenas.

II e IV apenas.

I, II e IV apenas.

I, II, III e IV.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato