ATIVIDADE 2 – GESTÃO E EMPREENDEDORISMO – 53_2024
Período:22/07/2024 08:00 a 11/08/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:1,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 12/08/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Na gestão financeira, o conceito se divide em planejamento, organização e controle, cabendo às áreas financeiras e operacionais da empresa a execução das ações planejadas. É de muita importância para o pequeno empresário conhecer os principais conceitos da gestão financeira, como analisar corretamente uma demonstração contábil, como organizar o setor de contas a pagar e receber, qual a melhor linha de crédito. Tudo deve ser levado em consideração na hora de definir as melhores estratégias.
OLIVEIRA, D. M. de.; SPENGLER, F. N.; COSTA, L. R. da.; FREITAS, L. F. H. F. de.; ARMÂNCIO, A. J. A gestão financeira nas micro e pequenas empresas. Memorial TCC – Caderno da Graduação, p 11-54, 2019.
A literatura traz a seguinte informação: corresponde ao intervalo de tempo durante o qual o empréstimo é transferido do credor para o devedor. Conforme a informação apresentada, é correto afirmar que ele se refere a(ao):
ALTERNATIVAS

Amortização.

Prazo de credor.

Prazo de carência.

Prazo de utilização.

Sistematização de devedor.

2ª QUESTÃO
Os processos de recrutamento e de seleção constituem um procedimento que mobilizam os funcionários não somente para dentro da organização, como também em seu interior, de modo a determinar um conjunto de pessoal da dimensão e da especificidade desejada. Quanto mais ampla é a quantidade de candidatos, maior é a probabilidade de que seja selecionado um funcionário bom, salienta. O recrutamento é negativo, todavia, caso haja um candidato para uma vaga, não havendo seleção possível.
FERREIRA, F. S.; VARGAS, E. C. A importância do processo de recrutamento e seleção de pessoas no contexto empresarial. Macapá, v. 4, n. 2, p. 21-39, 2014.
A literatura traz o seguinte texto: partir de critérios específicos é feito o detalhamento do cargo, o mapeamento das competências, recursos financeiros disponíveis, situação do mercado de trabalho, tempo disponível para preenchimento da vaga, entre outros aspectos. Considerando as informações apresentado acima, o texto se refere a qual etapa do processo de recrutamento.
ALTERNATIVAS

Coleta de dados.

Processo de planejamento.

Resposta a execução de projetos.

Verificação econômica da avaliação.

Processo de renovação de ascensão organizacional.

3ª QUESTÃO

A competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação.

​Blanco, Thiago H. M. Gestão e Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2020

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:

I. O nosso padrão de comportamento emocional forma um conjunto de elementos que guiam os relacionamentos e determinam um relacionamento duradouro e satisfatório com as pessoas envolvidas.

II. Competências interpessoais são necessárias para lidar com todas as pessoas, a sua volta, sejam elas, amigos, funcionários, chefes ou clientes.

III. Para baixar o tempo de turnover é necessário ter habilidades interpessoais dos gestores de equipes para atrair e reter talentos.

A alternativa com as definições corretas são:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

4ª QUESTÃO
A gestão por processos de negócio (Business Process Management – BPM) pode ser compreendida como uma abordagem para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar os processos de negócio para que os resultados desejados possam ser alcançados (ASSOCIATION, 2009). Os benefícios de se adotar essa abordagem incluem: maior velocidade nas melhorias e mudanças de mercado, aumento da satisfação do consumidor, melhor qualidade de produtos, redução de custos e maior compreensão sobre as atividades da organização (KOHLBACHER, 2010). Entretanto, a aplicação de BPM passa pelo entendimento e apreciação de suas práticas, que são normalmente estruturadas em um ciclo de vida (KO et al., 2009).
IRITANI, D. R.; MARIOKA, S. N.; CARVALHO, M. M. de. OMETTO, A. R. Análise sobre os conceitos e práticas de Gestão por Processos: revisão sistemática e bibliometria. Gestão de Produção, São Carlos, v. 22, n. 1, p. 164-180, 2015.
Tal ativo organizacional serve para direcionar o comportamento e o desempenho dos recursos humanos dentro da organização e na sua interação sobre os processos; alguns procedimentos não podem ser passíveis de interpretação ou objeto de decisão de cada indivíduo. Considerando o texto acima, se refere a qual ativo organizacional atrelados à abordagem da gestão.
ALTERNATIVAS

Políticas e regras.

Tecnologias informacionais.

Comunicação de facilidades.

Planejamento e disponibilização

Monitoramento de causas e procedimentos.

5ª QUESTÃO
O papel do indivíduo empreendedor na economia tornou-se indiscutível. Assim como os grandes negócios e as empresas multinacionais, ele passou a ser tratado como um relevante gerador de emprego e renda, fonte de arrecadação de impostos, corresponsável pela criação de produtos e serviços capazes de gerar desenvolvimento.
 

BEYDA T. T.; CASADO, R. U. Relações de trabalho no mundo corporativo: possível antecedente do empreendedorismo?. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, n. 4, 2011.


Diante disso, a competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação. Com base no texto apresentado e as informações contidas no livro, sobre os critérios da competência interpessoal, avalie as afirmações abaixo.
 
I. Percepção acurada da situação, de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação.
II. Habilidade de resolver os problemas interpessoais, de tal modo que não haja regressões.
III. Alcance de soluções reais, para que as pessoas evoluam no relacionamento e continuem trabalhando juntas tão melhor, como quando o conflito surgiu.

É correto o que se afirma em:
 
 

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

I e III, apenas.

I, II e III.

6ª QUESTÃO

“Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente. (KOTLER, 2003).”

 Blanco, Thiago H. M. Gestão e Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2020

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. O marketing orientado a vendas tem enfoque no produto e serviços com características ou desempenho de alta qualidade.

II. O marketing com orientação ao marketing tem o enfoque na eficiência do produto, pois com um bom produto os clientes são atraídos até você.

III. O marketing pode ser definido com uma atividade que junta a arte e ciência, uma vez que o gestor deve estudar, analisar, escolher o mercado, conquistar e fidelizar clientes.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

7ª QUESTÃO
Definir qualidade é um exercício desafiador. Segundo Gomes (2004), a qualidade é fácil de reconhecer, mas é difícil definir. De acordo com Reeves e Bednar (1994), não existe uma definição global e diferentes definições de qualidade surgem em diferentes circunstâncias, tornando-o um fenômeno complexo. Sendo um assunto fundamental para o crescimento das organizações, a qualidade, tanto em produtos quanto em serviços, mostra-se um tema altamente importante, afinal vive-se em uma época de alta concorrência, e a qualidade revela-se como um dos principais diferenciais competitivos das empresas da atualidade. Mas afinal, o que é qualidade? Qualidade pode ser definida de diversas formas: qualidade como valor; qualidade como conformação de especificações; qualidade como conformação a requisitos prévios; qualidade como ajustamento do produto/serviço para o usuário; qualidade como redução de perdas; qualidade como atendimento e/ou superação das expectativas dos consumidores.
MAINARDES, E. W.; LOURENÇO, L.; TONTINI, G. Percepções dos Conceitos de Qualidade e Gestão pela Qualidade Total: estudo de caso na universidade.
A gestão da qualidade tem o objetivo de dirigir e controlar uma organização, no sentido de viabilizar melhorias nos produtos e serviços oferecidos, para garantir satisfação completa das necessidades dos clientes, até mesmo superando suas expectativas. A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações abaixo sobre o tema gestão de qualidade.

I. O Comprometimento da alta direção busca intender a definição da missão da empresa e a visão estratégica da alta direção; executar diretrizes e metas de todos os chefes.

II. Um dos princípios do alcance da qualidade total é o controle de processos, desbloqueio de ações, orientação indireta de prioridades intelectuais.

III.  Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma segura e no tempo certo as necessidades dos clientes.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

I, II e III.

8ª QUESTÃO
O empreendedorismo é um fenômeno objetivo, que expressa uma “cultura de negócios”, e, nesse sentido, poderia ser ensinado, difundido e cultivado. Para isso serviriam os manuais com práticas programáticas e métodos prescritos, elaborados e aperfeiçoados a partir da experiência empreendedora acumulada.
MOCELIN, D. G.; AZAMBUJA, L. R. Empreendedorismo intensivo em conhecimento: elementos para uma agenda de pesquisas sobre a ação empreendedora no Brasil. Sociologias, n. 46, p. 30-75, 2017.
Diante disso, negociar é um processo no qual duas ou mais partes buscam um acordo para determinar o que cada uma delas deverá dar ou ganhar, ou fazer e receber, numa transação entre elas. A partir das informações apresentadas no texto e no livro da disciplina, com base no tema negociação, avalie as afirmações abaixo.


I. Estágio inicial baseia-se na coleta de informações e planejamento.

II. Estágio de fechamento envolve o processo de dar e receber de forma competitiva e colaborativa.

III. Os estágios da negociação envolvem estágio de preparação, estágio inicial, estágio de barganha e estágio de fechamento.

É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

9ª QUESTÃO
Conhecer o próprio empreendimento, seus pontos fortes e suas limitações, já não é suficiente em um mercado em constante mudança e de crescentes exigências. Em um ambiente de incertezas, o empreendedor necessita inovar e perseguir as oportunidades e, assim, desenvolver um elo entre a organização e o ambiente externo, por meio de rede de relações e alianças para a troca de informações e para a formação de uma inteligência de negócios, capaz de vir a se constituir em fonte de vantagem competitiva para a empresa.
BARROS, F. S. de O.; FIÚSA, J. L. A.; IPIRANGA, A. S. R. O empreendedorismo como estratégia emergente de gestão: histórias de sucesso. Organizações & Sociedade, v. 12, n. 33, p. 209-128, 2005.
Dessa maneira, a gestão de processos busca o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais de uma empresa ou instituição. Com base no texto apresentado e as informações contidas no livro, sobre o tema gestão de processos, avalie as afirmações abaixo.

I. A introdução de processos de negócio nas organizações trouxe um novo desafio à administração clássica.

II. A gestão por processos está correlacionada aos aspectos principais da operação do negócio e apresenta grande potencial para agregação de valor e alavancagem do negócio.

III. A gestão por processos pode ser considerada uma metodologia para gerenciamento sistemático centrado no cliente, objetivando medição e melhoria de todos os processos da organização por meio de times multifuncionais e com delegação de autonomia aos funcionários.

​IV. A fundamentação teórica da gestão por processos se baseia no princípio de correlação entre o marketing e o empreendedorismo do setor a que se destina, sendo uma metodologia centralizada no gestor ou liderança da companhia.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

10ª QUESTÃO

Para uma negociação ocorrer, desde o princípio dela é necessário estar familiarizado com os quatros estágios ou etapas: o estágio de preparação, o estágio de início, o estágio da barganha e o estágio do fechamento. (Lewicki, Hiam, 2003).

Blanco, Thiago H. M. Gestão e Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2020. Adaptado.

Observando o estágio a seguir, sinale o estágio com a definição correta:

I. Estágio Inicial – Essa fase consiste em apresentar seus objetivos, que você quer alcançar com a negociação.

II. Estágios da preparação – Consiste em coletar informações para definir objetivos e ter conhecimento específico sobre a negociação envolvida.

III. Estágio de fechamento – Rever o acordo feito, escrever o contrato, esclarecer algumas dúvidas que podem ter ocorrido e formalizar tudo que foi negociado.

IV. Estágio de Barganha – Fazer a negociação: mostrar que suas necessidades são mais importantes, para tentar fechar um acordo com o máximo de vantagens.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

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