ATIVIDADE 2 – PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO – 53_2024
Período:05/08/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:1,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 16/09/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
O cérebro é um órgão altamente sofisticado, com uma notável capacidade de adaptação conhecida como neuroplasticidade. Essa plasticidade neural permite que o cérebro se reprograme em resposta a diferentes experiências e ambientes. A habilidade de aprender é um dos maiores talentos da nossa espécie, justificando o título de homo docens, ou seja, uma espécie que ensina a si própria.


Fonte: RIBEIRO, E. W. et alProdução Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.

Considerando o dado fragmento de texto sobre a neuroplasticidade, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

A sinapse ocorre exclusivamente por processos elétricos e não envolve mensageiros químicos.

Os neurônios se conectam através de dendritos que lançam sinais diretamente nos axônios.

Aprender algo novo significa criar novas correntes cerebrais ou fortalecer as já existentes.

 A sinapse não tem relação com o pensamento, que é gerado por processos diferentes no cérebro.

As ligações entre neurônios não podem ser fortalecidas, pois são fixas desde o nascimento.

2ª QUESTÃO
A vida moderna é marcada por rápidas mudanças tecnológicas, que influenciam nosso modo de agir, pensar e sentir. Ao contrário de nossos avós, que experimentaram mudanças mais lentas, as pessoas na Idade Média viviam em um mundo quase estático, com poucas transformações ao longo de suas vidas.
 

Fonte: RIBEIRO, E. W. et alProdução Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.

Considerando o impacto do método científico e das transformações científico-tecnológicas na sociedade, assinale a alternativa correta:
 

ALTERNATIVAS

O método científico foi sempre visto como uma forma infalível de trazer evolução e progresso, sem efeitos indesejados.

 As transformações científicas e tecnológicas da Idade Moderna não alteraram a vida das pessoas, que continuaram a viver no campo regidas pela natureza.

A invenção do relógio não teve impacto significativo no controle dos horários dos operários nas fábricas.

No capitalismo, a ciência passou a ser subordinada à produção, gerando inovações que beneficiam os processos industriais.

 Descobertas científicas e tecnológicas nunca foram consideradas disruptivas, pois não alteram modos de vida estabelecidos.

3ª QUESTÃO
O Behaviorismo é uma teoria psicológica que foca no estudo do comportamento observável, tanto humano quanto animal. Os behavioristas sustentam que todos os comportamentos são resultado de experiências e condicionamentos, sendo estudados de maneira objetiva através da observação das ações. Entre os principais representantes dessa teoria estão John B. Watson, associado ao condicionamento clássico, e B.F. Skinner, relacionado ao condicionamento operante.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et alProdução Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando o dado fragmento de texto sobre o Behaviorismo, analise as afirmativas a seguir:

I. O behaviorismo foca nos comportamentos observáveis e exclui pensamentos, sonhos e motivações internas.
II. Para Skinner, o ser humano é produto do processo de aprendizagem vivenciado ao longo de sua vida.
III. Segundo o behaviorismo, a aprendizagem é uma mudança de comportamento como reação a estímulos externos.
IV. O condicionamento, incluindo reforços positivos e negativos, é defendido pelos behavioristas como método de ensino.

​É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

4ª QUESTÃO
Pesquisas científicas estão sendo desenvolvidas para integrar métodos qualitativos e quantitativos. É importante ressaltar que nenhum método é superior ao outro; cada abordagem tem suas próprias características e é escolhida com base no tipo de pesquisa a ser realizada.


Fonte: RIBEIRO, E. W. et alProdução Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.

Tendo em vista a pesquisa científica e os meios de desenvolvê-la, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 
I. A pesquisa qualitativa trata de problemáticas pontuais e explora dados que não podem ser quantificados.
                                                                             
 PORQUE

II. A pesquisa quantitativa trata de problemáticas amplas e apresenta dados em formatos de codificação e análises estatísticas.
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
 

ALTERNATIVAS

 As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da primeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da primeira.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 As asserções I e II são proposições falsas.

5ª QUESTÃO
A produção de conhecimento começou com os primeiros hominídeos e continuou a se intensificar ao longo do tempo. Cada geração constrói sobre as descobertas da anterior, seja confirmando e expandindo o conhecimento existente ou refutando o saber tradicional, resultando em um contínuo avanço do conhecimento.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et alProdução Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Levando em consideração os cinco tipos de conhecimento citados por Aranha e Martins (1993) e Chauí (1994), pontualmente sobre o senso comum, analise as afirmativas a seguir:

I. O senso comum é um conhecimento espontâneo, aprendido no dia a dia, e é uma mistura de vários tipos de conhecimento.
II. O senso comum pode ser submetido a uma análise lógica e generalizado como forma de explicação do real.
III. A ideologia, para Marx, é uma falsa consciência que surge da divisão da sociedade em classes.
IV. A ideologia pode mascarar formas de dominação, dificultando a reflexão e causando o imobilismo.

 
É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

I e III, apenas.

II e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

6ª QUESTÃO
Há em nosso país um Ministério encarregado pela definição e implantação da Política Nacional de Ciência e Tecnologia, sendo este o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Tal política é desenvolvida com base em consulta pública e o envolvimento de diversas entidades, tanto públicas como privadas e, em seguida, transformada em lei.

Fonte: ​RIBEIRO, E. W. et alProdução Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.


Considerando o dado fragmento de texto sobre a implementação de políticas voltadas a ciência e tecnologia no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O financiamento da pesquisa pelo poder público no Brasil é realizado principalmente por meio do CNPq e da FINEP, agências subordinadas ao MCTI.
II. O MEC, por meio da CAPES, oferece bolsas e programas de cooperação internacional para estudantes e professores, contribuindo para a pesquisa no ensino superior.
III. As universidades brasileiras desempenham um papel importante na democratização dos benefícios da ciência e tecnologia através de ações de extensão universitária.
IV. O financiamento privado é suficiente para todas as áreas de pesquisa, não havendo necessidade de investimento público.
 
É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II, III e IV.

7ª QUESTÃO
Com foco em condutas associadas a Educação, Ciência e Cultura, a Unesco é uma conhecida organização que tem relação direta com a ONU (Organização das Nações Unidas). Em 1998, reconhecendo a crescente mutabilidade da realidade, a Unesco divulgou um relatório voltado a educação para o século XXI, este organizado por Jacques Delors, que foi bastante divulgado a nível mundial.

Fonte: RIBEIRO, E. W. et alProdução Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.

Considerando o dado fragmento de texto sobre o relatório da Unesco e os quatro pilares da educação, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

O relatório da Unesco, organizado por Jacques Delors, foi lançado em 2010 e introduziu o conceito dos quatro pilares da educação.

Aprender a conviver refere-se ao desenvolvimento de competências necessárias para enfrentar situações adversas no mundo do trabalho.

Aprender a conhecer é focado na memorização de conteúdos escolares transmitidos pela escola.

Aprender a ser envolve a integração dos demais pilares e o desenvolvimento da capacidade autônoma de decisão sobre assuntos cotidianos.

O relatório da Unesco defende que a formação deve ser exclusivamente intelectual, sem ênfase em áreas subjetivas.

8ª QUESTÃO
A produção de conhecimento não se limita apenas à ciência. Na busca por entender o mundo e o próprio papel nele, as pessoas também criam mitos, costumes, filosofias, entre outros. Cada tipo de conhecimento possui suas próprias características, mas todos compartilham o objetivo de compreender o mundo e dar-lhe significado.

Fonte: RIBEIRO, E. W. et alProdução Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.

Considerando o dado fragmento de texto sobre os cinco tipos básicos de conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O mito explica o real por meio de experiências e narrativas, sem se apoiar em evidências racionais.
II. A arte tem um caráter estético e se relaciona com a sensibilidade, atingindo os sentidos e não necessariamente a lógica.
III. O senso comum é sempre crítico e questiona os motivos das coisas.
IV. A ciência busca compreender a realidade por meio da razão e das relações de causa e efeito entre os fenômenos.
 
É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e IV, apenas.

I, II e IV, apenas.

II e III, apenas.

I, II, III e IV.

9ª QUESTÃO
É inegável que a ciência não resolve a massiva parte das adversidades da humanidade, mas devemos concordar que esta é indispensável e encontra-se em quase todas nossas atividades cotidianas. Se pararmos para pensar, a realidade é que deixamos de pensar, refletir, analisar, filosofar sobre as coisas e acabamos por nos ater ao senso comum.
Fonte: ​RIBEIRO, E. W. et alProdução Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.

Considerando o dado fragmento de texto o papel da ciência e da tecnologia na sociedade, assinale a alternativa correta:


 

ALTERNATIVAS

A pesquisa científica não tem impacto na economia ou no planejamento urbano.

 As tecnologias sociais visam principalmente o lucro e a competitividade no mercado.

O desenvolvimento sustentável e a inovação são impulsionados pela pesquisa científica.

A formação para o trabalho deve focar exclusivamente em ofícios tradicionais.

O conhecimento científico é irrelevante para a produção de novos materiais e processos.

10ª QUESTÃO
Jean Piaget (1896-1980), biólogo e psicólogo suíço, realizou estudos observando o desenvolvimento das funções mentais a fim de entender os processos cognitivos que permitem ao ser humano conhecer o mundo em seus aspectos materiais e simbólicos. Ao mencionar as concepções clássicas sobre aprendizagem, nota-se que Piaget concebeu que o pensamento infantil, embora mais simples, possui uma lógica clara específica da faixa etária.

Fonte: ​RIBEIRO, E. W. et alProdução Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.

Considerando o dado fragmento de texto sobre a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Piaget demonstrou que o ser humano desenvolve níveis cognitivos mais complexos ao longo do tempo.
II. O equilíbrio entre o ser humano e o meio ambiente é constante e não se altera com novos desafios ou conflitos.
III. A aprendizagem, segundo Piaget, é um processo constante de desequilibração e equilibração.
IV. Os mecanismos internos para a aprendizagem, de acordo com Piaget, são a assimilação e a acomodação.
 
É correto o que se afirma em:
 

ALTERNATIVAS

I e III, apenas.

II e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

II e III, apenas.

I, II, III e IV.

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