ATIVIDADE 2 – PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO – 53_2024 | |
Período: | 05/08/2024 08:00 a 15/09/2024 23:59 (Horário de Brasília) |
Status: | ABERTO |
Nota máxima: | 1,00 |
Gabarito: | Gabarito será liberado no dia 16/09/2024 00:00 (Horário de Brasília) |
Nota obtida: |
1ª QUESTÃO | |||||||||||
O cérebro é um órgão altamente sofisticado, com uma notável capacidade de adaptação conhecida como neuroplasticidade. Essa plasticidade neural permite que o cérebro se reprograme em resposta a diferentes experiências e ambientes. A habilidade de aprender é um dos maiores talentos da nossa espécie, justificando o título de homo docens, ou seja, uma espécie que ensina a si própria. Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023. Considerando o dado fragmento de texto sobre a neuroplasticidade, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
2ª QUESTÃO | |||||||||||
A vida moderna é marcada por rápidas mudanças tecnológicas, que influenciam nosso modo de agir, pensar e sentir. Ao contrário de nossos avós, que experimentaram mudanças mais lentas, as pessoas na Idade Média viviam em um mundo quase estático, com poucas transformações ao longo de suas vidas. Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023. Considerando o impacto do método científico e das transformações científico-tecnológicas na sociedade, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
3ª QUESTÃO | |||||||||||
O Behaviorismo é uma teoria psicológica que foca no estudo do comportamento observável, tanto humano quanto animal. Os behavioristas sustentam que todos os comportamentos são resultado de experiências e condicionamentos, sendo estudados de maneira objetiva através da observação das ações. Entre os principais representantes dessa teoria estão John B. Watson, associado ao condicionamento clássico, e B.F. Skinner, relacionado ao condicionamento operante. Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023. Considerando o dado fragmento de texto sobre o Behaviorismo, analise as afirmativas a seguir: I. O behaviorismo foca nos comportamentos observáveis e exclui pensamentos, sonhos e motivações internas. II. Para Skinner, o ser humano é produto do processo de aprendizagem vivenciado ao longo de sua vida. III. Segundo o behaviorismo, a aprendizagem é uma mudança de comportamento como reação a estímulos externos. IV. O condicionamento, incluindo reforços positivos e negativos, é defendido pelos behavioristas como método de ensino. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
4ª QUESTÃO | |||||||||||
Pesquisas científicas estão sendo desenvolvidas para integrar métodos qualitativos e quantitativos. É importante ressaltar que nenhum método é superior ao outro; cada abordagem tem suas próprias características e é escolhida com base no tipo de pesquisa a ser realizada. Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023. Tendo em vista a pesquisa científica e os meios de desenvolvê-la, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
5ª QUESTÃO | |||||||||||
A produção de conhecimento começou com os primeiros hominídeos e continuou a se intensificar ao longo do tempo. Cada geração constrói sobre as descobertas da anterior, seja confirmando e expandindo o conhecimento existente ou refutando o saber tradicional, resultando em um contínuo avanço do conhecimento. Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023. Levando em consideração os cinco tipos de conhecimento citados por Aranha e Martins (1993) e Chauí (1994), pontualmente sobre o senso comum, analise as afirmativas a seguir: I. O senso comum é um conhecimento espontâneo, aprendido no dia a dia, e é uma mistura de vários tipos de conhecimento. II. O senso comum pode ser submetido a uma análise lógica e generalizado como forma de explicação do real. III. A ideologia, para Marx, é uma falsa consciência que surge da divisão da sociedade em classes. IV. A ideologia pode mascarar formas de dominação, dificultando a reflexão e causando o imobilismo. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
6ª QUESTÃO | |||||||||||
Há em nosso país um Ministério encarregado pela definição e implantação da Política Nacional de Ciência e Tecnologia, sendo este o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Tal política é desenvolvida com base em consulta pública e o envolvimento de diversas entidades, tanto públicas como privadas e, em seguida, transformada em lei. Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
| |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
7ª QUESTÃO | |||||||||||
Com foco em condutas associadas a Educação, Ciência e Cultura, a Unesco é uma conhecida organização que tem relação direta com a ONU (Organização das Nações Unidas). Em 1998, reconhecendo a crescente mutabilidade da realidade, a Unesco divulgou um relatório voltado a educação para o século XXI, este organizado por Jacques Delors, que foi bastante divulgado a nível mundial. Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023. Considerando o dado fragmento de texto sobre o relatório da Unesco e os quatro pilares da educação, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
8ª QUESTÃO | |||||||||||
A produção de conhecimento não se limita apenas à ciência. Na busca por entender o mundo e o próprio papel nele, as pessoas também criam mitos, costumes, filosofias, entre outros. Cada tipo de conhecimento possui suas próprias características, mas todos compartilham o objetivo de compreender o mundo e dar-lhe significado. Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023. Considerando o dado fragmento de texto sobre os cinco tipos básicos de conhecimento, analise as afirmativas a seguir: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
9ª QUESTÃO | |||||||||||
É inegável que a ciência não resolve a massiva parte das adversidades da humanidade, mas devemos concordar que esta é indispensável e encontra-se em quase todas nossas atividades cotidianas. Se pararmos para pensar, a realidade é que deixamos de pensar, refletir, analisar, filosofar sobre as coisas e acabamos por nos ater ao senso comum. Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023. Considerando o dado fragmento de texto o papel da ciência e da tecnologia na sociedade, assinale a alternativa correta:
| |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
10ª QUESTÃO | |||||||||||
Jean Piaget (1896-1980), biólogo e psicólogo suíço, realizou estudos observando o desenvolvimento das funções mentais a fim de entender os processos cognitivos que permitem ao ser humano conhecer o mundo em seus aspectos materiais e simbólicos. Ao mencionar as concepções clássicas sobre aprendizagem, nota-se que Piaget concebeu que o pensamento infantil, embora mais simples, possui uma lógica clara específica da faixa etária. Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023. Considerando o dado fragmento de texto sobre a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, analise as afirmativas a seguir: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|