EGRAD_EPROD – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – 2024 – 53 – 1 | |
Período: | 16/09/2024 00:00 a 22/09/2024 23:59 (Horário de Brasília) |
Status: | ABERTO |
Nota máxima: | 5,00 |
Gabarito: | Gabarito será liberado no dia 21/10/2024 00:00 (Horário de Brasília) |
Nota obtida: |
1ª QUESTÃO | |||||||||||
Toda inovação, independente da natureza, do tipo ou abrangência, existe porque um conhecimento foi gerado e, em decorrência disso, um produto ou processo foi criado ou significativamente melhorado. Isso reflete um conceito mais amplo sobre inovação, não enfocando apenas o aspecto tecnológico, pois valoriza o conhecimento em suas múltiplas formas, oriundo de práticas econômicas e socioculturais e, assim, destacando o papel dos indivíduos nesse processo (da Silva; Valentim, 2018). Fonte: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27693/23253 Acesso em: 25 jul. 2024. Ao que abrange os fatores necessários para uma ideia de inovação, assinale a opção correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
2ª QUESTÃO | |||||||||||
Um indivíduo é capaz de demonstrar vários tipos de inteligência. No ambiente acadêmico, por exemplo, um aluno pode apresentar fala rítmica na apresentação de um trabalho ou na leitura de um artigo. Além disso, esse mesmo aluno utiliza desenhos e figuras, mostrando facilidade em lembrar conteúdos e solucionar problemas após a visualização esquematizada dos temas abordados. Fonte: adaptado de: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/13414/7623. Acesso em: 22 jul. 2024 Ao que corresponde aos tipos de inteligência mencionadas no texto, assinale a opção correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
3ª QUESTÃO | |||||||||||
“Quando o homem interage com o ambiente em que vive com suas práticas físicas modificando aquilo que é natural dá origem ao que chamamos de relação homem/natureza, dessa forma ele desenvolve e se expressa com linguagem própria, criando sua própria perspectiva de natureza.... Quando uma criança desenvolve esse raciocínio, se torna capaz de contar experiências vividas, histórias etc. Também se localiza no Centro de Broca, e se caso o indivíduo sofrer algum tipo de lesão nesta área, poderá apresentar dificuldades ao elaborar frases mais complexas, por exemplo (Brunelli; Santos, 2015, p. 4). Ao que corresponde ao tipo de inteligência mencionada no texto, assinale a opção correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
4ª QUESTÃO | |||||||||||
As definições de criatividade pertencem a quatro categorias: 1) do ponto de vista da pessoa que cria, em termos de sua fisiologia, temperamento, atitudes pessoais, hábitos e valores; 2) por meio dos processos mentais, como percepção, motivação, aprendizado, pensamento e comunicação mobilizados no ato de criar; 3) influências ambientais e culturais; e 4) em função de seus produtos, que são mais fáceis de serem avaliados que personalidades. Fonte: ALVES, M. L. da C.; CASTRO, P. F. de. Criatividade: histórico, definições e avaliação. Revista Educação, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 47-58, 2015. Disponível em: https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2161/1611. Acesso em: 17 jul. 2024. Com base no texto, sobre a criatividade, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
5ª QUESTÃO | |||||||||||
De acordo com a Lei de Incentivo à Inovação (Lei nº 10.973, de 2004), inovação é a “introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços” (BRASIL, 2004). Fonte: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2004/lei-10973-2-dezembro-2004-534975-publicacaooriginal-21531-pl.html. Acesso em: 25 jan. 2024. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir: I. A inovação é inexistente sem a criatividade. II. A empatia pelo usuário é a chave para a inovação. III. As ideias inovadoras geralmente nascem de associações incomuns. IV. A tecnologia, a viabilidade econômica e o desejo humano são fatores essenciais para a inovação, sendo o mais importante a viabilidade econômica, pois, sem ela, é difícil manter um projeto. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
6ª QUESTÃO | |||||||||||
Para que um indivíduo desenvolva seu potencial criativo, é necessário ter a mentalidade certa, procurando aderir a algumas características e práticas geralmente percebidas em pessoas verdadeiramente criativas. Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Ser uma pessoa curiosa é uma das características essenciais para assumir uma mentalidade criativa. | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
7ª QUESTÃO | |||||||||||
“‘Criatividade é o processo de gerar e inovação é o processo de implementar a ideia. São duas etapas fundamentais’, afirma. O erro está em investir tempo e dinheiro em apenas uma das etapas, sem conciliar as duas. ‘Tem gente que só gera ideia e não implementa nada. Tem gente que começa a implementar sem criar'” (Abrantes, 2013, on-line). Fonte: ABRANTES, T. Os mitos de criatividade que muita gente segue e não deveria. Exame, 2013. Disponível em: https://exame.com/carreira/os-mitos-de-criatividade-que-muita-gente-segue-e-nao-deveria/. Acesso em: 9 maio 2024. Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Investir tempo apenas na geração de ideias, sem implementação prática, pode resultar em desperdício de recursos criativos, pois a execução é crucial para transformar conceitos em realidade e obter resultados tangíveis. PORQUE II. A implementação sem um processo robusto de geração de ideias pode levar a soluções superficiais ou pouco inovadoras, pois a falta de criatividade na concepção limita o potencial de diferenciação e impacto das iniciativas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
8ª QUESTÃO | |||||||||||
A criatividade é a capacidade de utilizar suas faculdades mentais para solucionar um problema e não um dos sinônimos para inteligência, explica o especialista. “Se fôssemos um carro, o cérebro seria o motor e a criatividade a capacidade de dirigir”, diz. Fonte: ABRANTES, T. Os mitos de criatividade que muita gente segue e não deveria. Exame, 2013. Disponível em: https://exame.com/carreira/os-mitos-de-criatividade-que-muita-gente-segue-e-nao-deveria/. Acesso em: 8 maio 2024. Considerando que se associa criatividade com genialidade, analise as afirmativas a seguir: I. A inteligência pode fornecer as ferramentas cognitivas necessárias. É a criatividade que catalisa a aplicação dessas ferramentas de maneira única e não convencional, permitindo a criação de soluções originais e impactantes. II. A criatividade é mais do que simplesmente resolver problemas; ela envolve a capacidade de reimaginar situações e conceitos, transcendendo as soluções convencionais para alcançar inovações verdadeiramente disruptivas. III. A genialidade, muitas vezes associada à criatividade, é na verdade uma manifestação extrema dessa capacidade, caracterizada não apenas pela resolução eficaz de problemas, mas também pela criação de paradigmas totalmente novos que revolucionam campos inteiros de conhecimento. IV. A criatividade não está restrita apenas às artes ou à inovação tecnológica; ela permeia todos os aspectos da vida humana, desde a resolução de problemas cotidianos até a expressão pessoal, enriquecendo nossa experiência e impulsionando o progresso coletivo. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
9ª QUESTÃO | |||||||||||
Engana-se quem pensa que uma mente criativa é exigência apenas para quem trabalha com artes, publicidade ou em laboratórios de inovação. Todos os dias, em todos os setores, profissionais precisam colocar a cabeça para funcionar para solucionar problemas. Fonte: ABRANTES, T. Os mitos de criatividade que muita gente segue e não deveria. Exame, 2013. Disponível em: https://exame.com/carreira/os-mitos-de-criatividade-que-muita-gente-segue-e-nao-deveria/. Acesso em: 8 maio 2024. Com base no trecho, sobre um mito da criatividade, assinale a alternativa correta: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|
10ª QUESTÃO | |||||||||||
As boas ideias envolvem um bom processo criativo. Por mais que esse conceito não seja explícito em toda criação, ele existe para trazer vida às simples concepções. Ocorre, entretanto, momentos em que a criatividade por si só não dá conta de dar seguimento a um projeto. Fonte: CONFIRA quais são as 4 etapas do processo criativo para a criação de um projeto. HSM, 2022. Disponível em: https://encurtador.com.br/uABX4. Acesso em: 8 maio 2024. Considerando o excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir: I. O processo criativo é um elemento essencial para dar vida às concepções, mas nem sempre é reconhecido explicitamente em todas as formas de criação, o que pode levar a subestimar sua importância. II. A criatividade é uma ferramenta poderosa, porém, em certos momentos, pode não ser suficiente para impulsionar um projeto adiante, sendo necessária a integração de outras habilidades e processos complementares. III. O texto sugere que a criatividade é o único componente necessário para o sucesso de um projeto, desconsiderando fatores como planejamento, execução e análise crítica, o que pode levar a interpretações simplistas sobre o processo criativo. IV. O processo criativo, embora seja frequentemente associado a um fluxo contínuo e linear, pode na realidade ser marcado por momentos de estagnação e bloqueio criativo, exigindo técnicas específicas para sua superação e retomada da produtividade. É correto o que se afirma em: | |||||||||||
ALTERNATIVAS | |||||||||||
|