EGRAD_AGRON – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – 2024 – 53 – 1
Período:16/09/2024 00:00 a 22/09/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:5,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 21/10/2024 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Ferramentas criativas são empregadas para apoiar o processo de criação, permitindo a obtenção de novas perspectivas e ideias que de outra forma seriam difíceis de alcançar. Equipes que fazem uso dessas ferramentas costumam melhorar a qualidade do trabalho, fortalecer a liderança, promover o conhecimento mútuo e aumentar a capacidade criativa de cada membro individual.
Fonte: adaptado de: BORSATTO, C. et al. Gestão da inovação: o uso de ferramentas de criatividade por empresas gaúchas. REA-Revista Eletrônica de Administração, [S.l.] v. 22, n. 2, p. 294-313, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifacef.com.br/rea/article/view/2510/1894. Acesso em: 29 de jul. 2024.

Sobre as ferramentas do processo criativo, analise as sentenças a seguir:

I. O mapa mental é um diagrama que organiza e conecta ideias visualmente a partir de um problema central. 
II. O brainstorming é uma técnica eficaz para gerar muitas ideias sem julgamento, sendo mais eficiente em grupo.
III. A técnica PNI categoriza ideias em positivos, negativos e interessantes, ajudando a clarear e organizar o processo de criação.
IV. A incubação é o período em que se processa o que se aprende inconscientemente, permitindo o surgimento de novas ideias enquanto se distancia do problema.

​É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

2ª QUESTÃO
Pode-se perspectivar criatividade por vários paradigmas explicativos, por diferentes esquemas agregadores de dimensões ou pelo aprofundamento de apenas uma focagem no conceito, como tomando uma dimensão de Processo – o processo criativo, o qual envolve uma sequência de etapas e de características, um caminho entre quem cria e o que é criado.

​Fonte: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/81497/1/capitulo%20ANEIS.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. O processo criativo organiza ideias para resolver problemas de maneira inovadora, transformando-as em ações ou produtos novos que podem ser aplicados a diversos projetos.

PORQUE

II. O processo criativo é repleto de desafios e conhecer cada etapa ajuda a orientar e superar esses obstáculos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

3ª QUESTÃO
Em sua teoria, Gardner propõe que todos os indivíduos têm, em princípio, a habilidade de questionar e de procurar respostas, usando todas as inteligências, pois possuem, como parte de sua bagagem genética habilidades básicas em todas as inteligências. O desenvolvimento de cada uma, no entanto, dependerá tanto de fatores genéticos e neurobiológicos quanto de fatores motivacionais e culturais.

​Fonte: GAMA, M. C. S. S. As teorias de Gardner e de Sternberg na Educação de Superdotados. Revista Educação Especial, [s. l.], v. 27, n. 50, p. 665-673, 2014. Disponível em:  https://www.redalyc.org/pdf/3131/313132120009.pdf. Acesso em: 22 jul. 2024.

Com base no exposto, sobre a teoria de Gardner, analise as afirmativas a seguir:

I. O aluno que se expressa de forma ativa tem características da inteligência corporal.
II. O aluno que se dedica a entender a natureza e buscar soluções ambientais revela inteligência naturalista.
III. O estudante que faz perguntas para interagir com o professor e colegas demonstra inteligência interpessoal.
IV. O estudante com a habilidade de entender, gerenciar e planejar suas emoções de acordo com suas características pessoais tem características da inteligência intrapessoal.

​É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

4ª QUESTÃO
“A criatividade poderia ser definida como um processo que envolve diferentes etapas: a percepção de lacunas em algum tipo de informação, a identificação de soluções para essas lacunas e a quebra de barreiras. Tais aspectos envolvidos nesse processo serviriam de estímulo para a testagem e experimentação de novas hipóteses, quebra dos padrões e promoção de mudanças”.

​Fonte: Nhttps://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:VBCYRGwuTyUJ:scholar.google.com/+criatividade&hl=pt-BR&as_sdt=0,5&as_ylo=2014&as_yhi=2024. Acesso em: 17 jul. 2024.

Com base no exposto sobre a criatividade, analise as afirmativas a seguir:

I. A criatividade é o ato de conceber ideias genuínas que têm relevância.
II. A criatividade consiste na habilidade de replicar, mesclar e modificar ideias.
III. A criatividade consiste em unir elementos existentes de maneiras inovadoras para gerar algo original.
IV. A criatividade é a capacidade de desenvolver uma solução inovadora e adequada para atingir uma meta.

​É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

5ª QUESTÃO
Para que um indivíduo desenvolva seu potencial criativo, é necessário ter a mentalidade certa, procurando aderir a algumas características e práticas geralmente percebidas em pessoas verdadeiramente criativas.

​Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Ser uma pessoa curiosa é uma das características essenciais para assumir uma mentalidade criativa.

PORQUE

II. A curiosidade nos faz encontrar novos padrões a serem seguidos, resultando em novas ideias geniais e revolucionárias.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

6ª QUESTÃO
O conhecimento tem um papel fundamental na criatividade, assim como a pesquisa. Ao fazer buscas sobre os temas em relação aos quais você precisa ser criativo, é possível ter diferentes fontes de inspiração. Aqui, vale recorrer a filmes, séries, documentários, livros e textos de diferentes origens. Isso ampliará a sua base criativa.

Fonte: COMO estimular a criatividade? Conheça 6 dicas. Crescer Sempre, 2023. Disponível em: https://www.crescersempre.org.br/como-estimular-criatividade/. Acesso em: 9 maio 2024.
 
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A exposição a uma variedade de formas de arte, como pintura, música e teatro, pode enriquecer o repertório criativo de uma pessoa.
II. A prática da meditação e mindfulness pode ser uma estratégia eficaz para desbloquear a criatividade, proporcionando clareza mental e reduzindo o estresse.
III. A experiência de viajar para novos lugares e imergir em diferentes culturas pode inspirar novas perspectivas e ideias criativas, alimentando a imaginação e a inovação.
IV. A condição de estabelecer conexões interdisciplinares entre áreas aparentemente não relacionadas pode gerar insights inovadores e soluções criativas para problemas complexos.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

II, apenas.

I e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

7ª QUESTÃO
“Na verdade, segundo os especialistas, a criatividade está relacionada mais a um modo de encarar o mundo do que a um gene ou iluminação transcendental. ‘Criatividade tem a ver com a flexibilidade para olhar o mundo. Se sou criativo aceito que as verdades mudam até a hora que eu criar uma nova’, diz Conrado Schlochauer, um dos sócios do LAB SSJ” (Abrantes, 2013, on-line).

Fonte: ABRANTES, T. Os mitos de criatividade que muita gente segue e não deveria. Exame, 2013. Disponível em: https://exame.com/carreira/os-mitos-de-criatividade-que-muita-gente-segue-e-nao-deveria/. Acesso em: 9 maio 2024.
 
Considerando o exposto e o bloqueio criativo, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A pressão externa por resultados imediatos muitas vezes atua como um obstáculo ao processo criativo, inibindo a liberdade de pensamento e a exploração de ideias não convencionais, o que pode levar ao surgimento do bloqueio criativo.
II. O bloqueio criativo muitas vezes surge quando nos apegamos rigidamente a conceitos preestabelecidos sobre como as coisas devem ser, dificultando a flexibilidade necessária para explorar novas perspectivas e soluções inovadoras.
III. Além de ser influenciado pela capacidade de ver o mundo de forma flexível, o processo criativo também é moldado pela nossa disposição para experimentar, correr riscos e até mesmo fracassar, pois é através dessas experiências que aprendemos e expandimos nossos horizontes criativos.
IV. A criatividade não é um dom inato reservado a alguns privilegiados, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo através da prática deliberada, da exposição a diferentes experiências e do cultivo de uma mentalidade aberta à mudança e à incerteza.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I e IV, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

8ª QUESTÃO
O termo bloqueio criativo surgiu na década de 1940, e foi criado pelo psiquiatra Edmund Bergler. Na época, Bergler estava estudando escritores que sofriam do que ele chamou de “inibições neuróticas de produtividade”.

Fonte: adaptado de: MARTINSON, J. 9 tipos de bloqueios criativos e como vencê-los. Rstation, 2022. Disponível em: https://www.rdstation.com/blog/agencias/bloqueio-criativo/. Acesso em: 9 maio 2024.
 
Com base no trecho sobre o bloqueio criativo, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

Na teoria da Gestalt, o bloqueio criativo é entendido como uma falha na percepção, na qual o artista não consegue organizar as ideias de forma coerente e integrada.

O conceito de bloqueio criativo remonta à Grécia Antiga e foi concebido por filósofos como Aristóteles, que estudavam as causas da falta de inspiração artística.

Segundo o psicanalista Sigmund Freud, o bloqueio criativo é uma manifestação do superego reprimindo os impulsos do id, dificultando a expressão artística.

De acordo com estudos contemporâneos, o bloqueio criativo está fortemente ligado ao estresse crônico e à falta de autocuidado, prejudicando a capacidade de inovação e criação.

O bloqueio criativo, de acordo com a psicologia cognitiva, é resultado de um conflito entre o desejo do artista de expressar-se e o medo do julgamento social, levando à procrastinação e à autossabotagem.

9ª QUESTÃO
A criatividade é a capacidade de utilizar suas faculdades mentais para solucionar um problema e não um dos sinônimos para inteligência, explica o especialista. “Se fôssemos um carro, o cérebro seria o motor e a criatividade a capacidade de dirigir”, diz.

Fonte: ABRANTES, T. Os mitos de criatividade que muita gente segue e não deveria. Exame, 2013. Disponível em: https://exame.com/carreira/os-mitos-de-criatividade-que-muita-gente-segue-e-nao-deveria/. Acesso em: 8 maio 2024.
 
 Considerando que se associa criatividade com genialidade, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A inteligência pode fornecer as ferramentas cognitivas necessárias. É a criatividade que catalisa a aplicação dessas ferramentas de maneira única e não convencional, permitindo a criação de soluções originais e impactantes.
II. A criatividade é mais do que simplesmente resolver problemas; ela envolve a capacidade de reimaginar situações e conceitos, transcendendo as soluções convencionais para alcançar inovações verdadeiramente disruptivas.
III. A genialidade, muitas vezes associada à criatividade, é na verdade uma manifestação extrema dessa capacidade, caracterizada não apenas pela resolução eficaz de problemas, mas também pela criação de paradigmas totalmente novos que revolucionam campos inteiros de conhecimento.
IV. A criatividade não está restrita apenas às artes ou à inovação tecnológica; ela permeia todos os aspectos da vida humana, desde a resolução de problemas cotidianos até a expressão pessoal, enriquecendo nossa experiência e impulsionando o progresso coletivo.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS

I e IV, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

10ª QUESTÃO
O pensamento criativo refere-se aos processos mentais que levam a uma nova invenção ou solução para um problema. Os produtos do pensamento criativo incluem novas máquinas, ideias sociais, teorias científicas, trabalhos artísticos e muito mais.

Fonte: https://www.apa.org/topics/creativity. Acesso em: 8 maio 2024.
 
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

​I. O pensamento criativo é um processo intrinsecamente humano que transcende a mera solução de problemas imediatos, sendo um catalisador para a evolução cultural e tecnológica das sociedades.
PORQUE

II. Embora o pensamento criativo seja frequentemente associado a indivíduos excepcionais, como artistas e cientistas renomados, sua essência reside na capacidade universal de explorar novas perspectivas e conectar ideias aparentemente desconexas para criar algo novo e significativo.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são falsas.

Abrir bate-papo
Entrar em contato
Entrar em contato