PROJETO DE ENSINO – ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS – 54_2024
Período:23/09/2024 08:00 a 24/11/2024 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 25/11/2024 00:00 (Horário de Brasília)
1ª QUESTÃO
Os gráficos especiais têm como objetivo a compreensão de dados específicos, mais precisamente, quando há uma característica muito técnica. Para esses tipos de gráfico, sua leitura necessita, na maioria das vezes, de um conhecimento do conteúdo apresentado. Assim, podemos verificar os gráficos de tendência, úteis para criar fases e evidenciar os impactos que podem ser consequência de mudanças.



Fonte: Franzin e Castro (2017).

Assim, o gráfico de tendência apresentado acima nos traz informação sobre o tempo de ciclo de uma determinada atividade em relação a um número de semanas, neste caso apresentado no eixo horizontal por 14 semanas. Com relação a isso, analise as afirmativas a seguir:

I. Entre a primeira e a sétima semana, o tempo de ciclo estava entre 6 e 9.

II. Entre a oitava e décima quarta semana, o tempo de ciclo piorou.

III. Entre a sétima e a oitava semana, ocorreu uma mudança que produziu um efeito positivo.

IV. A linha de base antes da mudança representava uma situação melhor no tempo de ciclo.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

II, apenas.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e IV, apenas.

IV, apenas.

2ª QUESTÃO
O objetivo da utilização de gráficos e tabelas é transformar o conjunto de dados em informações que permita ao pesquisador ou ao leitor interpretar os dados, verificar a existência de um padrão, assim como verificar a adequação dos dados junto a teoria. Sobre as características de uma tabela, verifique as questões a seguir e assinale a opção correta:



 

ALTERNATIVAS

A tabela é composta por quatro elementos fundamentais: título, subtítulo, corpo e nota de referência.

A tabela deve ser apresentada sob forma de um retângulo, com as laterais fechadas.

O título da tabela deve ser explicativo e localizado acima.

Necessariamente deve-se apresentar escalas.

As tabelas na sua maioria são analíticas.

3ª QUESTÃO
Nas eleições de 2014, a ex-presidente Dilma Rousseff foi reeleita com 51,64% dos votos, dos quais concentraram-se em regiões do país marcadas pela cor vermelha no mapa, conforme o gráfico a seguir.




​Figura 1. Distribuição dos votos dos candidatos a presidência por município nas eleições presidenciais de 2014.
Fonte: Mapa Eleitoral, 2014.


Sobre o gráfico apresentado acima, é possível afirmar que os votos para a candidata reeleita foram: 
ALTERNATIVAS

Proporcionalmente maiores nas regiões norte e sul do país.

Concentrados somente na região nordeste.

Principalmente no Estado de São Paulo, por ser um dos maiores colégios eleitorais do país.

Majoritariamente nas regiões norte e nordeste.

Na região centro-oeste, que teve um importante papel na decisão da reeleição.

4ª QUESTÃO
De acordo com as pesquisas realizadas pelo SEBRAE (2014), as micro e pequenas empresas (MPEs) são fundamentais para o desenvolvimento econômico. No Brasil, o empreendedorismo é cada vez mais disseminado, e iniciativas para levar a cultura empreendedora até a sociedade constituem um movimento que mobiliza agentes públicos e privados. Assim, iniciativas como o Programa Bom Negócio Paraná (PBNP), um projeto do governo do estado do Paraná, é um exemplo desses esforços, que, por meio de cursos presenciais e a distância, levam os conhecimentos empresariais para a população. Nesse sentido, os gráficos a seguir apresentam o grau de satisfação dos empreendedores que participaram dos cursos, assim como a aplicabilidade dos módulos do programa, entre 2014 e 2015.



Figura 1 – Grau de satisfação dos empreendedores que participaram dos cursos Entre 2014  a 2015
Fonte: Programa Bom Negócio Paraná – Núcleo Maringá



Figura 2 – Módulo do curso que obteve maior aplicação no empreendimento – 2014 – 2015
Fonte: Programa Bom Negócio Paraná – Núcleo Maringá

Sobre os gráficos acima, avalie as assertivas a seguir:

I. Mais de 90% dos empreendedores ficaram satisfeitos com o programa.

II. A aplicabilidade de todos os módulos, de forma conjunta, no empreendimento foi maior que 50%.

III. 26% dos empreendedores aplicaram os módulos de Finanças e Gestão Empresarial.

IV. 40% dos empreendedores que participaram do programa afirmaram que o curso foi acima do esperado por eles.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e III, apenas.

I e IV, apenas.

II e IV, apenas.

I, II e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

5ª QUESTÃO
De acordo com os dados do Ministério da Ciência e tecnologia (MCT, 2015), em 2013, os dispêndios em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) corresponderam 1,24% do PIB, sendo que, em termos comparativos aos países da OCDE, estes despenderam 2% do PIB. No Gráfico 1, pode-se verificar os dispêndios em P&D totais, públicos e privados entre 2000 e 2013.


Gráfico 1: Brasil — Dispêndios em P&D – Milhões de R$

Fonte: MCT (2015)
Nota: Dispêndios em milhões de R$ de 2013

De acordo com o gráfico acima, pode-se verificar que os dispêndios com P&D, público e privado:


 

ALTERNATIVAS

Entre 2004 e 2013, foram crescentes por parte do governo.

Os dispêndios privados foram maiores que os públicos durante todo período.

Os dispêndios privados foram menores que os públicos durante todo período.

Entre 2007 e 2013, foram crescentes por parte das empresas, ou seja, o dispêndio privado.

O gráfico não apresenta uma comparação clara dos dois tipos de investimento.

6ª QUESTÃO
Várias pesquisas indicam que as taxas de emprego para mulheres são afetadas pelos ciclos econômicos em vários países. O gráfico a seguir nos traz informações sobre as variações percentuais nas taxas de emprego para mulheres, no período entre 2000 e 2001.


Com base no gráfico apresentado, pode-se verificar que entre 2000 e 2011 a taxa de emprego para mulheres:
 

ALTERNATIVAS

Atingiu o valor máximo na Grã-Bretanha em 2011.

Foi constante na Itália.

Aumentou mais na Alemanha em comparação aos demais países.

Foi superior a 60% na França, Alemanha e Estados Unidos.

Manteve-se crescente na França, no Japão e na Itália.

7ª QUESTÃO
Os gráficos são figuras utilizadas pela estatística para representar um fenômeno, o qual permite-se que um conjunto de dados seja refletido em determinados padrões gerais e específicos. Assim, quais são os dois tipos de variáveis que os gráficos representam?
ALTERNATIVAS

Qualitativas e Explicativas.

Informacionais e Explicativas.

Qualitativas e Quantitativas.

Informacionais e Quantitativas.

Explicativas e Quantitativas.

8ª QUESTÃO
Analise as frases a seguir e complete as lacunas de acordo com as alternativas em que aparecem as palavras respectivamente:
A representação gráfica dos dados tem por finalidade dar uma ideia dos resultados obtidos com a pesquisa, permitindo assim que se chegue à conclusões de determinado  fenômeno estudado. Assim, o gráfico é uma figura, quem tem as seguintes características: a ____________ e a ____________ para correta interpretação dos valores. Para visualização dos dados é preciso que seja ___________ e por fim, ser _______________ para expressar autenticidade sobre o fenômeno estudado.
ALTERNATIVAS

Complexidade, clareza, colorido, explicativo.

Simplicidade, clareza, prático, verídico.

Simplicidade, explicação, colorido, explicativo.

Complexidade, explicação, colorido, verídico.

Complexidade, clareza, prático, explicativo.

9ª QUESTÃO
O histograma é um gráfico de colunas que apresenta as variáveis em classes nos quais os dados são agrupados, sendo este uma ferramenta adequada para visualizar a distribuição dos dados. O histograma a seguir representa os registros do peso de uma caixa de chocolate em pó que foram coletados durante uma hora de produção.



Figura 1. Registros do peso de uma caixa de chocolate em pó
Fonte: Elaboração própria

Sobre o comportamento dos pesos, é correto afirmar:
 

ALTERNATIVAS

A região onde há maior concentração de valores está entre 275 e 280.

O centro de distribuição está em torno de 275.

A dispersão de valores ao redor de média central está entre 270 e 280.

A região onde há maior concentração de valores está entre 270 e 277.

Há presença clara de outlier, ou seja, valores fora da média.

10ª QUESTÃO
Analise a frase a seguir e complete as lacunas de acordo com as alternativas em que aparecem as palavras, respectivamente:
Os gráficos classificados como analíticos podem ser apresentados na forma de ___________ e como gráficos de dispersão. O primeiro fornece uma representação ______________ de dados; o segundo, é utilizado para analisar a relação entre duas ___________ numéricas.
ALTERNATIVAS

Histogramas, comparativa, variáveis.

Cartograma, informativa, sequências.

Histograma, informativa, variáveis.

Cartograma, comparativa, ordinais.

Histogramas, informativa, sequências.

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