PROJETO DE ENSINO – COMO MELHORAR A PERFORMANCE DO MEU NEGÓCIO? – 52/2024
1ª QUESTÃO
Os indicadores não devem ser avaliados de maneira aleatória. É preciso determinar aqueles que sãoessenciais chamados de KPI (Key Performance Indicator) porque possuem relevância no resultado almejadopela empresa. Além disso, o que é considerado como indicador relevante deve estar pautado em objetivospreviamente estabelecidos, caso contrário, perde-se o foco. Utilizar OKRs (Objectives and Key Results)permite que sejam escolhidos objetivos que são importantes para todo o empreendimento e que sejamamplamente divulgados e resultados que permitem saber que houve sucesso na busca. A partir daí, ações eindicadores são relevantes de serem estabelecidos para nortear o caminho dos colaboradores.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando argumentos utilizados no projeto de ensino, analise as afirmativas as seguir.
I. Um OKR deve ter um tempo médio de 3 meses que é renovado periodicamente conforme o progresso daempresa.
II. É necessário estabelecer primeiramente um KPI para depois tratar do OKR, ou seja, o segundo estácontido e condicionado a elaboração do primeiro.
III. Dentre os diferentes indicadores que existem em uma empresa é necessário definir o que é consideradocomo chave que pode estar relacionado a produtividade, por exemplo.
Estão corretas as afirmações:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
Para avaliar a performance de um negócio é necessário compreender o que significa o termo e como avaliarno seu empreendimento. É muito mais que simplesmente o desejo, mas compreender que incute em umasérie de situações que precisam ser analisadas porque vai tratar de pontos sensíveis tanto para oscolaboradores quanto para a equipe diretiva. A busca pela melhoria é um ponto que quando estimuladoprecisa ser continuamente trabalhado por todos os membros.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando argumentos utilizados no projeto de ensino, analise as afirmativas as seguir.
I. A melhoria do retorno do investimento passa por definições estratégicas da cúpula diretiva e que sãomensuradas pelo setor financeiro.
II. O índice de que mensura a rotatividade dos colaboradores que se refere ao setor de Recursos Humanos éalgo inerente da equipe diretiva e dos colaboradores.
II I. Os indicadores de performance podem estar atrelados a melhoria do engajamento com os clientes e issopassa a ser responsabilidade do setor em cumprir o estabelecido promovendo ações de melhoria.
Estão corretas as afirmações:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
3ª QUESTÃO
Gerenciar um negócio consiste em tomar decisões importantes e para minimizar as possibilidades de erroscomprometedores é fundamental ter indicadores que permitam avaliar o cenário atual e traçar objetivos demelhoria. O setor de Marketing permite obter informações relevantes para avaliar se as mensagenscomunicadas estão sendo eficientes e se os resultados organizacionais estão mais próximos de seremcumpridos no que diz respeito a contribuição da área. Como a proximidade com o cliente se torna umanecessidade cada vez mais latente é necessário estabelecer parâmetros que podem ser mensurados dianteessa relação.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando a importância de indicadores para o Marketing, analise as afirmativas as seguir.
I. Como mensurar os dados é uma atividade desgastante, uma empresa deve investir altas quantias para terum sistema que possa divulgar KPIs, sendo considerado um exemplo o NPS (Net Promoter Score).
II. Saber o público que acessa o site e as plataformas de redes sociais permite direcionar conteúdo maisespecífico para os interessados permitindo um investimento assertivo, além do aumento das chances deconverter leads em vendas concretas.
III. A utilização de app próprio da empresa precisa ser avaliado em relação ao público que será utilizadocomo colaboradores ou clientes usuários, e as funções a serem disponibilizadas sendo necessário terindicadores para mensurar a inclusão e exclusão de funcionalidades.
Estão corretas as afirmações:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
4ª QUESTÃO
Para medir a performance de um negócio é necessário considerar uma série de fatores. Querer é importante,mas saber como fazer é fundamental porque há fatores internos e externos que devem ser analisados. Asituação do mercado e a capacidade atual do seu empreendimento vão influenciar no momento daimplementação de indicadores. Manter a coleta das informações e elaborar estratégias de aperfeiçoamentorepresentam outros desafios que precisam ser considerados. A performance pode ser avaliada de diferentesformas, por isso, é necessário avaliar aquilo que é relevante para atender aos objetivos da empresa. Com otempo, novos indicadores podem ser considerados e podem avaliar mais efetivamente os resultadosalmejados.
Elaborado pelo professor, 2022.
A respeito do assunto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A avaliação da performance de um empreendimento precisa ser avaliado com atenção e de formaestratégica para que resultados positivos e assertivos possam ser considerados.
PORQUE
II. Há uma série de indicadores que podem ser utilizados, porém, nem todos são essenciais para definir oque é prioritário e importante para alcançar resultados organizacionais.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
5ª QUESTÃO
As métricas de Marketing podem acontecer de diferentes formas sendo uma delas considerando asplataformas de redes sociais como Instagram e Facebook. Ao criar a conta e começar a utilização naplataforma é necessário considerar o que é chave para avaliar o sucesso. É preciso tomar cuidado para nãose iludir ao que podemos considerar como métricas de vaidade e sim, focar em métricas de negócio vistoque uma organização precisa conquistar resultados positivos e apostar em indicadores errados irácomprometer a sobrevivência do empreendimento.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando o contexto abordado, analise as afirmativas as seguir.
I. A quantidade de seguidores é o indicador mais eficiente ao optar pela contratação de um influenciadordigital para fazer uma parceria porque a soma dos usuários da página da empresa e do influenciadorsignifica um alcance muito mais amplo e geração de receitas para ambos.
II. Analisar os pedidos de orçamento que são convertidos em vendas é uma métrica interessante a seranalisada porque reflete a capacidade de atendimento e convencimento dos interessados que iniciaram umrelacionamento com a empresa.
III. O Custo de Aquisição de Clientes e o Retorno do Investimento são exemplos de indicadores focados nonegócio que permite avaliar informações financeiras sobre o setor e a quantidade de recursos que tem sidoempregada no momento.
Estão corretas as afirmações:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
6ª QUESTÃO
O tempo médio que os colaboradores permanecem na empresa bem como a quantidade de processostrabalhistas representa dois tipos de indicadores que permitem ter uma ideia de como é a jornada de umapessoa na empresa. Para tirar conclusões mais aprofundadas é necessário definir mais indicadores comoabsenteísmo, clima organizacional, absenteísmo, retenção de talentos, entre outros. Dessa forma, énecessário que os gestores entendam a necessidade de analisar os dados de maneira integradaconsiderando mais informações para que não atue de forma equivocada, trazendo mais resultadosnegativos. Ser um gestor diferenciado consiste em reconhecer que existe a necessidade de melhoria, masque há limitações internas e externas a empresa que precisa ser analisado e conduzido com planos de açãoem busca da melhoria do cenário atual e alcançando o patamar desejado.
Elaborado pelo professor, 2022.
A respeito do assunto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para a implantação de indicadores em Gestão de Pessoas é necessário considerar que há limitações aosdesejos dos gestores e que deve ser considerado no planejamento do setor
PORQUE
II. O desenvolvimento da organização pautado em indicadores ocorre ao longo do tempo visto que énecessário um processo de conscientização e necessidade de analisar as informações de maneira integradapara evitar ações equivocadas.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
É importante que o gestor tenha em mente que precisa avaliar indicadores como parte do processo degestão isso porque permite avaliar se os esforços empregados estão surtindo os efeitos desejados ou se énecessário realizar ajustes. É importante considerar que existem diferentes tipos de indicadores que podemser considerados e a combinação deles permitirá fazer uma análise mais integrada. Para definir o quemensurar e como fazer é necessário a combinação de conhecimento técnico, objetivos estabelecidos, visãode mercado e habilidades de liderança.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando argumentos utilizados no projeto de ensino, analise as afirmativas as seguir.
I. O ROI (Retorno sobre o Investimento) é uma forma de avaliar se os valores investidos para determinadoprojeto serão alcançados e o tempo necessário para ocorrer permitindo saber se os esforços estão valendoa pena ou se é necessário agir diante alguma situação do ambiente.
II. Um indicador de ponto de equilíbrio visa mensurar o quanto precisa existir de esforço atual no que serefere a vendas para conseguir se tornar viável permitindo saber se a empresa está próxima ou distante dacapacidade máxima e como norteador para saber o volume de vendas mínimo necessário.
III. Um indicador essencial para o gestor é avaliar o ticket médio que pode ser considerado de forma geral etambém por segmento o que permite estimular ações específicas em conjunto com outros setores paramelhorar o resultado financeiro, por isso, é necessário saber a importância de cada área e como promovercolaboração.
Estão corretas as afirmações:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
As pessoas representam um patrimônio relevante das organizações que deve ser devidamente valorizado.Avaliar indicadores relacionados com as pessoas é importante porque com o decorrer do tempo novashabilidades e atitudes são exigidas sendo importante trabalhar de forma antecipada para saber se seránecessário grandes adaptações para o novo. O setor de pessoas deve se posicionar de forma estratégicaatuando de forma preventiva a erros e ajudando os gestores na construção de resultados. O problema nãoestá na utilização de indicadores, mas na maneira como é construído, processado e considerado tanto pelosgestores como colaboradores. Comunicar de forma transparente e o desejo genuíno no desenvolvimento donegócio por meio das pessoas são passos importantes para conseguir o engajamento das pessoas.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando argumentos utilizados na aula, analise as afirmativas as seguir.
I. É necessário definir estrategicamente a forma de avaliar indicadores para a área de Gestão de Pessoas,entretanto, ter a sensibilidade de tratar com a equipe buscando o engajamento representa um fator-chavepara consegui resultados positivos.
II. O Clima organizacional pode ser utilizado como uma forma de mensurar o nível de relacionamento eengajamento das pessoas sendo importante que seja replicado periodicamente para compreender se asações deliberadas pela diretoria estão surtindo os resultados desejados.
III. As grandes empresas que estão mais alinhadas ao RH 4.0 e RH 5.0 podem fazer uso de indicadores de RHporque possuem departamentos estruturados e quantidade de colaboradores que torna possível mensurar aárea e conseguir resultados positivos.
Estão corretas as afirmações:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
9ª QUESTÃO
adequada e o registro regular de informações para que exista histórico de comparação, por isso, autilização de softwares são fundamentais para automatizar a coleta e elaborar relatórios. Uma equipequalificada permite a realização dessa atividade que permite um norteador para os diretores, bem comocumprir obrigações fiscais e tributárias essenciais para manter o negócio funcionando de forma legal.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando o conteúdo abordado no projeto, analise as afirmativas as seguir.
I. O Lucro é uma forma clássica de mensurar os resultados da empresa, porém, é necessário considerar queexiste o tipo Bruto e o Líquido que consideram o faturamento menos descontos legais e valores alocados naempresa permitindo saber os valores e as categorias que mais estão consumindo recursos financeiros.
II. Durante o processo de elaboração da Margem de contribuição é importante considerar que alterações devalores dos fornecedores e mudanças nas políticas internas da empresa alteram o valor da margem etambém os valores devidos em impostos e taxas, sendo um exemplo de conhecimento que atende aosgestores, mas também de obrigação fiscal.
III. Como estratégia para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa pode ser utilizado o indicadorde Giro de estoque que representa o período de tempo que leva para que os produtos que entram noestoque sejam vendidos, dessa forma, estratégias organizacionais são simuladas para atender os objetivosdesejados pelos gestores.
Estão corretas as afirmações:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
10ª QUESTÃO
Com a competitividade em nível global é necessário buscar a melhoria do desempenho da empresa para semanter diante de um cenário com a presença de novos modelos de negócios. Diante disso, é fundamentalfazer planejamento e estabelecer metas que precisam ser alcançadas em períodos definidos. Também éimportante definir métricas, ou seja, parâmetros que permitem saber o desempenho atual e analisar se serápossível alcançar os resultados desejados.
Elaborado pelo professor, 2022.
Neste sentido, assinale a alternativa que representa corretamente um argumento utilizado no projeto deensino:
ALTERNATIVAS
Saber se os indicadores principais estão sendo atingidos é uma forma de avaliar que o setor está conseguindocumprir com os objetivos estabelecidos pela área.
As métricas de um negócio devem ser utilizadas em momentos de baixa no mercado porque permite criar açõesplanejadas para superar as adversidades.
Quando a empresa decide avaliar o desempenho é porque os resultados estão sendo muito abaixo do esperadosendo necessário contratar uma consultoria especializada para fazer a implementação.
O estabelecimento de metas ocorrem em médios e grandes empreendimentos que possuem recursos para planejar eimplementar formas sofisticadas e eficientes de avaliar a performance de uma empresa.
Se um negócio possui atuação local deve se preocupar em fazer comparações com empresas da mesma região,dessa forma, é necessário avaliar como o concorrente avalia a performance e ser melhor que ele.