A margem de contribuição é uma medida fundamental para entender a lucratividade de um produto, serviço, departamento ou da empresa como um todo. Ela representa o valor que sobra da receita depois desubtrair os custos e despesas variáveis associados à produção ou venda desse produto ou serviço. Essaquantia é chamada de “margem de contribuição” porque é a parte do dinheiro que efetivamente contribuipara cobrir os custos fixos e gerar lucro.
Fonte:
FRAGALLI, Adriana Casavechia; CASTRO, Silvio Cesar de. Custos da Produção. Maringá – PR.:Unicesumar, 2022.
Dado o contexto fornecido sobre os Margem de Contribuição dentro de uma empresa, é possível expandir aanálise para que seja apurada de diferentes formas dentro de uma organizacional. Essas apurações podemser (1) Global da Empresa, (2) Global de uma filial, (3) Divisão de Negócios, (4) Departamental, (5) Total porproduto e (6) Unitário. Neste sentido, explique como cada uma dessas apurações consiste no contextoprático de margem de contribuição.